Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais (2004)
- Autor:
- Autor USP: CORNACHIONE JUNIOR, EDGARD BRUNO - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAC
- Assuntos: CONTABILIDADE (ESTUDO E ENSINO); TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar solução envolvendo o emprego de ambientes colaborativos virtuais, apoiados pela Internet, no desenvolvimento e oferecimento de cursos online relacionados à educação superior na área contábil, a partir da observação da experiência da University of Illinois, incluindo seu modelo teórico-funcional, fundamentado em revisão de literatura específica daquele contexto, considerando a percepção brasileira de sujeitos relacionados ao assunto pesquisado. Mais especificamente, busca-se revisar a literatura pertinente, investigar cursos baseados em modelo colaborativo virtual, na University of Illinois (documentando o modelo adotado), além de identificar percepções e características, a partir de participantes de cursos de pós-graduação, na área de contabilidade, oferecidos pela Universidade de São Paulo, com vistas a reunir elementos que possam fundamentar as análises deste estudo. Esta pesquisa sustenta-se no método dedutivo, recorrendo a análises qualitativas e quantitativas (apoiadas em procedimentos estatísticos), o que demanda o emprego do seguinte conjunto de técnicas: a) pesquisa secundária (revisão de literatura incluindo estatísticas oficiais), b) mensuração direta (entrevistas e instrumento de coleta primária de dados), c) observação (investigação de cursos oferecidos pela University of Illinois e seus ambientes virtuais). Após as reflexões e análises, conclusões são obtidas, revelando: a) emprego bemsucedido, na instituição pesquisada no exterior, de modelos colaborativos virtuais, em programas de pós-graduação; b) análise favorável sobre educação online, a partir da literatura considerada, estimulando seu emprego, c) legislação brasileira não restritiva, em termos da educação a distância, d) exame de suficiência para o registro profissional na área de contabilidade (estímulo à competência e não apenas ao "tempo de banco escolar"), ) e) a amostra demonstrou cautela e atenção ao considerar modelos não-tradicionais, porém sem restrições ao emprego de tais soluções, f) influência dos valores e cultura da sociedade e da instituição sobre o modelo instrucional e g) influência do perfil dos agentes do ambiente educacional no êxito da solução. As conclusões indicam oportunidade de adoção de modelos colaborativos virtuais em cursos de contabilidade no Brasil, principalmente se planejados apropriadamente e em circunstâncias que permitam produzir melhores efeitos, se comparados às modalidades tradicionais
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.06.2004
-
ABNT
CORNACHIONE JR., Edgard B. Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais. 2004. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-12092007-124732/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Cornachione Jr., E. B. (2004). Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-12092007-124732/ -
NLM
Cornachione Jr. EB. Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-12092007-124732/ -
Vancouver
Cornachione Jr. EB. Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-12092007-124732/ - Acesso mais que garantido. [Depoimento]
- Quality of accounting textbooks: measuring students´ comprehension with the Cloze procedure
- Tecnologia da educação: análises envolvendo experimentos a distância e presenciais em disciplinas de cursos de contabilidade
- Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia
- Raciocínio crítico em ambientes virtuais
- The HRI (Human-Robot Interaction) and human resource development (HRD) encounter
- Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil
- A presença do rismo moral, no sistema EAD (Educação e Aprendizagem a Distância) superior público no Brasil
- Why does my heart feel so bad?: how a professor can survive social isolation
- Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas