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A música nas coplas sefarditas de purim (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: ROMERO, ADRIANA DOS SANTOS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLO
  • Assuntos: TRADIÇÃO JUDAICA; FESTAS RELIGIOSAS; MÚSICA RELIGIOSA; COPLA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo desse trabalho é realizar um estudo musical das coplas para-litúrgicas de Purim, pertencentes à tradição oriental. Esse estudo está baseado em três parâmetros musicais: a estrutura formal, melódica e rítmica dessas melodias. Integram esse estudo musical também a organização e classificação das coplas, do ponto de vista literário, de acordo com a sua temática; a busca da presença do makam turco nessas melodias de Purim assim como uma reflexão sobre o festival de Purim e a sua importância para os sefarditas. Para a realização desse objetivo adotou-se uma sistemática de trabalho que incluiu: a pesquisa nos Arquivos Sonoros da Biblioteca da Universidade Hebraica de Jerusalém (National Sound Archieve), onde coletei os exemplos musicais necessários para a elaboração desse trabalho; a realização de uma extensa pesquisa bibliográfica na Biblioteca desta mesma Universidade, com artigos importantes para uma reflexão musical e literária e a transcrição literária e musical desse material coletado. Encontrei nesse corpus literário e musical a presença de oito temas, os quais agrupei, de acordo com as suas características poético e musicais, em dois grupos: as coplas purímicas (estrofe com nove versos) cujos temas são: La História de Amán y Mardoqueo, La Caída de Aman, La Celebración de Purim e as coplas zejelescas (estrofe com quatro versos), com os temas: Manjares y Dadivas de Purim, El Testamento de Aman, El dale, dale de Purim, Mordejay manda y dice,El Purim de los Animales. Apesar desse corpus coplístico pertencer ao Oriente a presença do makam turco não é significante. Com relação à festividade de Purim, podemos concluir que para a comunidade sefardita essa é uma das mais importantes festas do calendário judaico. "Purimes" tornou-se uma palavra típica no vocabulário sefardita, para descrever como eles foram salvos, repetidamente, dos eventos trágicos e desastres naturais, pela mão oculta de Deus
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.08.2004

  • Como citar
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    • ABNT

      ROMERO, Adriana dos Santos. A música nas coplas sefarditas de purim. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Romero, A. dos S. (2004). A música nas coplas sefarditas de purim (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Romero A dos S. A música nas coplas sefarditas de purim. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Romero A dos S. A música nas coplas sefarditas de purim. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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