A internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores (2004)
- Autores:
- Autor USP: SIQUEIRA, JOÃO PAULO LARA DE - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: COMÉRCIO ELETRÔNICO; INTERNET; VAREJO; TECNOLOGIA; CONSUMIDOR
- Idioma: Português
- Resumo: A presente tese analisa os custos de operação das lojas tradicionais de varejo, os fatores que os compõem e formas de reduzí-los. Como um grande número de empresas vem fazendo movimentos em direção ao atendimento de seus clientes pela Internet, aparentemente seguindo um raciocínio de que as características de um negócio podem ser modificadas de forma a aumentar sua eficiência operacional, sem comprometimento do posicionamento da empresa junto aos seus clientes, discute-se a realização de vendas online como uma alternativa exeqüível para isso. Essa discussão é feita a partir da análise dos dados de empresas da área de supermercados e da comparação como previsto pela literatura, além de entrevistas com executivos do setor. O estudo conclui que, do ponto de vista dos interesses das empresas, essa estratégia é interessante, porque é capaz de proporcionar as reduções de custos desejadas e gerar benefícios na área de logística e da cadeia de abastecimento. Finalmente, verificou-se se os consumidores aceitam serem direcionados para um meio virtual, onde passarão a fazer suas compras. Essa parte do estudo é feita com base em uma pesquisa de campo com 408 entrevistas, que revelou que ainda há um distanciamento grande entre consumidor paulistano e o mundo da Internet e qua a comodidade é o principal fator de atração do e-commerce
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.10.2004
-
ABNT
SIQUEIRA, João Paulo Lara de. A internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012006-171459/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Siqueira, J. P. L. de. (2004). A internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012006-171459/ -
NLM
Siqueira JPL de. A internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012006-171459/ -
Vancouver
Siqueira JPL de. A internet e o varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012006-171459/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas