Exportar registro bibliográfico

Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem (2004)

  • Authors:
  • Autor USP: CAMPOS, MARIA CÉLIA RABELLO MALTA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; JOGOS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Language: Português
  • Abstract: Propõe um modelo de formação continuada de professores do ensino fundamental através de oficinas de jogos e supervisão de sua prática em sala de aula. A estrutura e os recursos usados nas oficinas consideram uma abordagem construtivista do jogo articulada com uma metodologia de mediação da aprendizagem. Os dados foram obtidos pela análise de relatos e observações gravadas em vídeo. Nos resultados analisou-se um caso, dentre os nove participantes do estudo, sobre o processo formativo de uma professora da 3ª série. Foram identificados os seguintes indicadores da competência na função mediadora do professor: coordenação eficaz nas atividades coletivas, necessidade de planejar e de refletir sobre a ação, criação de contextos significativos para o jogo, uso de estratégias mediadoras na construção do conhecimento pelos alunos. Concluiu-se que a prática dos jogos pelas professoras, a análise do próprio processo cognitivo e o dos alunos, o planejamento das estratégias e a discussão sobre a ação realizada contribuem para a tomada de consciência do professor sobre sua função mediadora nos processos de aprendizagem e para progressiva segurança e autonomia na mediação dos mesmos. Recomenda-se o emprego dos indicadores analisados para a formação docente em métodos ativos de ensino
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.12.2004
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30052006-162802/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Campos, M. C. R. M. (2004). Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30052006-162802/
    • NLM

      Campos MCRM. Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30052006-162802/
    • Vancouver

      Campos MCRM. Formação docente em oficinas de jogos: indicadores de mediação da aprendizagem [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30052006-162802/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024