Impasses da educação continuada: a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre o processo de trabalho, as tecnologias e a aprendizagem no trabalho (2004)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, MARIA ADELINA DA - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744
- Assunto: PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: No contexto da globalização, por meio da automação e da revolução eletrônica, a mão de obra vem sendo substituída pela máquina. A busca do lucro avança para o controle do trabalho intelectual e capacidade intelectual passa a ser uma mercadoria capaz de agregar lucro aos produtos e serviços. Na área de saúde, esse processo revela-se na constante incorporação das novas tecnologias e nos pressupostos dos serviços da educação continuada. Objetivos: O presente estudo insere-se nesse debate, tendo como objetivos analisar a maneira como os trabalhadores da enfermagem, que atuam no cuidado direto vivenciam o processo de aprendizagem no dia-a-dia e analisar o sentido atribuído por esses trabalhadores à educação continuada. Metodologia: Para a realização desses objetivos, foram entrevistadas em profundidade 25 trabalhadoras das equipes de enfermagem, das categorias de auxiliares técnicos, em setores onde o processo de trabalho envolve alta tecnologia. A pesquisa foi realizada em um hospital público e um hospital privado no Município de São Paulo, entre os meses de setembro a abril de 2004. Resultados e discussão: O processo da reestruturação produtiva acompanhada das novas tecnologias e da precarização no trabalho incide no próprio significado do trabalho da enfermagem. Emerge da fala dos sujeitos a centralidade do cuidado humanizado mo processo de trabalho para a própria construção da identidade desses trabalhadores.Esse cuidado envolve o contato e a construção de uma relação de confiança com o usuário. Embora a importância do saber técnico não seja descartada nas suas falas, a centralidade que as tecnologias vem ganhando no processo de trabalho é vista como um obstáculo ao cuidado humanizado. A educação continuada, nesse processo, não é reconhecida pelos trabalhadores no seu conjunto e não há uma concepção dessas atividades como um processo amplo. Esse fato indica que a educação continuada pode vir a Ter um papel importante e mobilizador das potencialidades dos trabalhadores ao resgatar uma concepção mais ampla voltada para o desenvolvimento dos profissionais. Considerações finais: A compreensão da experiência, da identidade e dos saberes dos trabalhadores da enfermagem contribui para a re-construção do próprio sentido da profissão. Nesse âmbito, a educação continuada pode configurar-se como um campo de reflexão sobre a assistência da enfermagem, suas contradições e ambivalências, em um mundo em transformação.
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- Data da defesa: 16.09.2004
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
CUNHA, Maria Adelina da. Impasses da educação continuada: a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre o processo de trabalho, as tecnologias e a aprendizagem no trabalho. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Cunha, M. A. da. (2004). Impasses da educação continuada: a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre o processo de trabalho, as tecnologias e a aprendizagem no trabalho (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744 -
NLM
Cunha MA da. Impasses da educação continuada: a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre o processo de trabalho, as tecnologias e a aprendizagem no trabalho [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744 -
Vancouver
Cunha MA da. Impasses da educação continuada: a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre o processo de trabalho, as tecnologias e a aprendizagem no trabalho [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2004.tde-10022021-150744 (Fonte: oaDOI API)
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