Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos (2004)
- Authors:
- USP affiliated authors: OLIVEIRA, DENIZE CRISTINA DE - FSP ; MARTINS, IGNEZ SALAS - FSP ; FISCHER, FRIDA MARINA - FSP
- Unidade: FSP
- Subjects: PSICANÁLISE; LINGUAGEM
- Language: Português
- Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de professores, pais e alunos de ensino fundamental e médio sobre a instituição escolar e o processo de escolarização formal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. O material coletado foi submetido à análise de evocações livres e análise de similitude. Os resultados indicam a presença de representações diferentes nos grupos estudados. Para os professores, a escola é vista como locus pedagógico; para os pais, a instituição de ensino se apresenta como única possibilidade de futuro para as crianças; para as crianças, a escola é representada como possibilidade de liberdade por meio do conhecimento. Conclui-se que se trata de um processo de estranhamento entre imagens distintas sobre a instituição de ensino, atreladas às práticas cotidianas dos sujeitos, que legitimam as ações de aceitação/rejeição da própria instituição escolar. (AU)
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicol. teor. prát
- ISSN: 1516-3687
- Volume/Número/Paginação/Ano: ed. esp., p. 31-47, 2004
-
ABNT
OLIVEIRA, Denise Cristina de et al. Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicol. teor. prát, p. 31-47, 2004Tradução . . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Oliveira, D. C. de, Martins, I. S., Fischer, F. M., Sá, C. P. de, Gomes, A. M. T., & Marques, S. C. (2004). Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicol. teor. prát, 31-47. -
NLM
Oliveira DC de, Martins IS, Fischer FM, Sá CP de, Gomes AMT, Marques SC. Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicol. teor. prát. 2004 ; 31-47.[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Oliveira DC de, Martins IS, Fischer FM, Sá CP de, Gomes AMT, Marques SC. Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicol. teor. prát. 2004 ; 31-47.[citado 2024 abr. 24 ] - Representações sociais e fatores de risco para o trabalho infantil e do adolescente: uma aproximação possível
- Situação de saúde da criança e do adolescente de famílias pauperizadas do Estado de São Paulo: estado nutricional
- O trabalho infantil e o trabalhador infantil: duas dinâmicas representacionais legitimadoras do trabalho de crianças e de adolescentes
- Comparing the nutritional status of parents and children
- Comparing the nutritional status of adolescents who work with those who don't
- Obesity and nutritional transition in impoverished segments of brazilian society
- Obesidade em adultos de segmentos pauperizados da sociedade
- Questioning the secular tendency of growth
- Sleep duration of adolescents who work and don't work and consequences to some of their activities : education and work
- Occupational accidents among middle and high school students of the state of São Paulo, Brazil
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas