A distribuição de automóveis novos em mudança?: estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias (2004)
- Autores:
- Autor USP: GRANDE, MARCIA MAZZEO - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PRO
- Assuntos: AUTOMÓVEIS (DISTRIBUIÇÃO); VAREJO; CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Esse trabalho teve por objetivo analisar as mudanças que estão ocorrendo nos canais de distribuição de carros novos no Brasil, especificamente no que concerne à constituição de novos formatos de negócio no varejo de automóveis novos e à relação com as montadoras. O sistema de distribuição de carros novos baseado em redes de revendedores exclusivos e independentes de cada marca/montadora que integra em um só lugar as funções de vendas de carros novos, vendas de carros usados, distribuição de pecas de reposição, assistência técnica e reparo e financiamento entrou na pauta da indústria automotiva na última década, devido ao aumento da concorrência e à ineficiência do sistema em atender as expectativas dos consumidores em termos de qualidade de serviços e preços. No Brasil, várias discussões sobre uma reestruturação das redes de distribuição e do formato de negócio da revenda estão em andamento desde o início dos anos 2000. Este estudo, realizado através de entrevistas e de um survey em concessionárias, levantou que as concessionárias estão terceirizando parte dos seus serviços de assistência técnica e reparo e obtendo ganhos em termos de rapidez, qualidade dos serviços e redução de custos, bem como adotando algumas novas práticas de gestão e tecnologias da informação. Apurou-se também que montadoras estão aumentando o controle sobre a produção de serviços das concessionárias através de exigências de padronização de lojas e processos de atendimento
- Imprenta:
- Data da defesa: 06.12.2004
-
ABNT
GRANDE, Márcia Mazzeo. A distribuição de automóveis novos em mudança?: estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052005-225327/. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Grande, M. M. (2004). A distribuição de automóveis novos em mudança?: estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052005-225327/ -
NLM
Grande MM. A distribuição de automóveis novos em mudança?: estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052005-225327/ -
Vancouver
Grande MM. A distribuição de automóveis novos em mudança?: estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-30052005-225327/ - Qualidade de vida no trabalho e políticas de recursos humanos: um estudo no setor hoteleiro de Ribeirão Preto
- Qualidade de vida no trabalho e políticas de recursos humanos: um estudo em hotel de luxo de Ribeirão Preto
- Qualidade de vida no trabalho no setor hoteleiro de Ribeirão Preto: uma análise das diferenças entre as percepções de trabalhadores e gerentes
- Custos da qualidade na garantia de produtos: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de refrigeração comercial por projetos
- Da tradição à modernidade: o savoir-faire do mestre de ofício na produção da cerveja e da cachaça artesanais
- Precificação estratégica no setor aéreo no Brasil: o estudo de caso do processo de formação de preços de passagens aéreas em uma empresa de pequeno porte no Brasil
- Lean thinking: planning and implementation in the public sector
- Auxílios à pesquisa em administração concedidos pela FAPESP (1992- 2015): panorama segundo instituições sede e pesquisadores responsáveis
- "A gente fica muito tempo aqui dentro!": reflexões sobre o trabalho de gerentes, recepcionistas e camareiras de hotéis
- Visão colaborativa aproximando stakeholders para a criação de habitat de inovação
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas