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O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1992-2002): um estudo introdutório (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: PATTO, MARIA HELENA SOUZA - IP
  • Unidade: IP
  • DOI: 10.1590/s1517-97022004000100004
  • Assuntos: FRACASSO ESCOLAR; LITERATURA (REVISÕES); PSICOLOGIA ESCOLAR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar na rede pública de ensino fundamental, partindo de uma retrospectiva histórica da pesquisa educacional no Brasil. A inserção da produção atual numa perspectiva histórica permite a percepção de continuidades e descontinuidades teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo.(Coninuação) 0 corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 1991 e 2002 na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foram encontradas e categorizadas 71 obras, das quais treze foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de escola e de fracasso escolar que fundamentam o trabalho? Quais as relações com o conhecimento já produzido? Que novos aspectos são anunciados?) Revelaram-se vertentes que compreendem o fracasso escolar das seguintes formas: como problema essencialmente psíquico; como problema meramente técnico; como questão institucional; como questão fundamentalmente política. Verificou-se a existência de continuidades e rupturas teórico-metodológicas em relação aos caminhos percorridos pela produção de saber na área: há teses em que permanece o predomínio de concepções psicologizantes etecnicistas de fracasso escolar; em outras, coexistem concepções inconciliáveis que resultam em um discurso fraturado; há também teses que dialogam e avançam a pesquisa crítica do fracasso escolar, inserindo-o nas relações de poder existentes numa sociedade de classes
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    Informações sobre o DOI: 10.1590/s1517-97022004000100004 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc

    Como citar
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    • ABNT

      ANGELUCCI, Carla Biancha et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1992-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 51-72, 2004Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022004000100004. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Angelucci, C. B., Kalmus, J., Paparelli, R., & Patto, M. H. S. (2004). O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1992-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, 30( 1), 51-72. doi:10.1590/s1517-97022004000100004
    • NLM

      Angelucci CB, Kalmus J, Paparelli R, Patto MHS. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1992-2002): um estudo introdutório [Internet]. Educação e Pesquisa. 2004 ; 30( 1): 51-72.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1517-97022004000100004
    • Vancouver

      Angelucci CB, Kalmus J, Paparelli R, Patto MHS. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1992-2002): um estudo introdutório [Internet]. Educação e Pesquisa. 2004 ; 30( 1): 51-72.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1517-97022004000100004


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