Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação (2005)
- Autor:
- Autor USP: DUDZIAK, ELISABETH ADRIANA - EP
- Unidade: EP
- Subjects: INCLUSÃO SOCIAL; INFORMAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Language: Português
- Abstract: O trabalho parte do pressuposto de que o fim último da inclusão digital é a inclusão social e propõe uma trajetória de aprendizado, a partir da competência em informação. O objetivo do trabalho é analisar os processos de aprendizagem envolvidos na passagem da inclusão digital para a inclusão social, através da educação voltada para a competência em informação (Information Literacy Education). Inicialmente, aprofunda-se o conhecimento em torno dos conceitos envolvidos: inclusão digital, inclusão social e diferentes níveis de competência em informação. A inclusão digital foi descrita recentemente como a promoção da motivação e da capacidade para a utilização das tecnologias de informação e comunicação de forma crítica e empreendedora, objetivando o desenvolvimento comunitário, a consciência histórica, política e ética. Já a inclusão social pressupõe a incorporação e mobilização de habilidades, conhecimentos e atitudes direcionados ao pleno exercício da cidadania, aceitação das diferenças, a valorização da diversidade, o direito de pertencer e buscar a constante melhoria da sociedade. A competência em informação, em seu nível mais elevado, mais que uma soma de atributos, é um processo que conduz à inclusão social pela mobilização adequada de conteúdos interligados, quais sejam, conhecimentos, habilidades e atitudes direcionados à atuação cidadã. A trajetória de aprendizado que se inicia na alfabetização, letramento, inclusão digital, inclusãoinformacional, culmina na inclusão social, a partir da competência em informação. Neste sentido, é necessário examinar as diferentes dimensões educacionais envolvidas. O paradigma educacional, onde se discute o papel social e político da educação e das instituições, em direção a uma educação essencialmente emancipatória. A dimensão pedagógica, onde se concebe o projeto pedagógico a partir da educação pela pesquisa, segundo uma visão propedêutica...
- Imprenta:
- Publisher: FE/UNICAMP
- Publisher place: Campinas
- Date published: 2005
- Source:
- Título do periódico: GETIC 2005 : caderno de programação, resumos e pôsteres
- Conference titles: Seminário de Gestão do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação
-
ABNT
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação. 2005, Anais.. Campinas: FE/UNICAMP, 2005. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Dudziak, E. A. (2005). Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação. In GETIC 2005 : caderno de programação, resumos e pôsteres. Campinas: FE/UNICAMP. -
NLM
Dudziak EA. Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação. GETIC 2005 : caderno de programação, resumos e pôsteres. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Dudziak EA. Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação. GETIC 2005 : caderno de programação, resumos e pôsteres. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Information Literacy: princípios, filosofia e prática
- List of Selected Information Literacy Resources Available in the Portuguese Language (Brazil)*
- Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial
- Tendências inovadoras em bibliotecas universitárias rumo à constituição de Learning Libraries
- O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social
- A Blogosfera: perspectivas e desafios da ciência da informação
- Information literacy as an emancipatory process directed to social inclusion in a knowledge society
- Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy
- Teoria da Complexidade e o estudo da inovação nas organizações: subsídios a uma abordagem sociotécnica
- Competência em informação melhores práticas educacionais voltadas para a information literacy
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas