Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal (2005)
- Autores:
- Autor USP: HAMZA, KAVITA MIADAIRA - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: MARKETING DE RELACIONAMENTO; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar a importância do marketing de relacionamento para a estratégia competitiva de orientação para mercado, com foco em organizações business to business. Para atingir tal objetivo, foram estudados aspectos do processo de formação estratégica nas empresas, assim como os aspectos das estratégias de crescimento e competitiva. Alinhado a estudo das estratégias competitivas, foi estudada a teoria de orientação para mercado e a importância do desenvolvimento do marketing de relacionamento em mercados altamente competitivos, para a obtenção de desempenho superior de uma empresa em relação a seus concorrentes. Para complementar e enriquecer o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso no mercado empresarial de inseminação animal, com foco no mercado de bovinos. A empresa foi a IVP do Brasil, empresa líder de mercado que detém 90% de participação comercializando produtos para inseminação animal da IMV Tecnologies, multinacional francesa. A pesquisa de campo foi conduzida junto à empresa e a um grupo de clientes. Os principais resultados indicam que a liderança da empresa se dá em função de seu alto desempenho no principal fator-chave de sucesso do mercado em que atua. A crescente concorrência, tanto em quantidade quanto em valor ofertado, exige que a empresa desenvolva ações de intimidade com seus clientes, se desejar continuar na liderança deste mercado.
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.09.2005
-
ABNT
HAMZA, Kavita Miadaira. Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08112006-151113/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Hamza, K. M. (2005). Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08112006-151113/ -
NLM
Hamza KM. Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08112006-151113/ -
Vancouver
Hamza KM. Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08112006-151113/ - Gestão de Marketing
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