Ensino de física, subjetividade e grupos operativos (2005)
- Authors:
- Autor USP: VILLANI, ALBERTO - IF
- Unidade: IF
- Subjects: FÍSICA; ENSINO MÉDIO; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Os alunos sentem-se mais atraídos pelas aulas de Física quando eles próprios podem participar ativamente do processo de aprendizagem de cada conteúdo. Mas, para que isso ocorra, faz-se necessário a utilização em sala de aula de estratégias que possibilitem tal participação, como, por exemplo, as atividades em grupo. Partindo desta idéia, pretendemos com este trabalho investigar alguns grupos de alunos durante as aulas de Física no Ensino Médio. Nosso objetivo é tentar entender aspectos da dinâmica grupal, saber como o processo de aprendizagem acontece no interior dos grupos e saber quais são os fatores facilitadores e/ou bloqueadores da aprendizagem. Nesta análise levaremos em conta aspectos subjetivos dos alunos, ou seja, seus medos e suas angústias diante da tarefa a ser cumprida, e para isso faremos uso do referencial psicanalítico de grupos operativos.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Programa
- Conference titles: Simpósio Nacional de Ensino de Física : o Ensino no Ano Mundial da Física
-
ABNT
SILVA, Glauco S F da e FERNANDES, Luciano Massa e VILLANI, Alberto. Ensino de física, subjetividade e grupos operativos. 2005, Anais.. São Paulo: SBF, 2005. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0445-1.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Silva, G. S. F. da, Fernandes, L. M., & Villani, A. (2005). Ensino de física, subjetividade e grupos operativos. In Programa. São Paulo: SBF. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0445-1.pdf -
NLM
Silva GSF da, Fernandes LM, Villani A. Ensino de física, subjetividade e grupos operativos [Internet]. Programa. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0445-1.pdf -
Vancouver
Silva GSF da, Fernandes LM, Villani A. Ensino de física, subjetividade e grupos operativos [Internet]. Programa. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0445-1.pdf - Curriculo de licenciatura em fisica .Ii- objetivos, conteudos e atividades
- Nocoes espontaneas na transmissao dos movimentos
- Planejamento escolar: um instrumento de atualizacao dos professores de ciencias
- Representacoes mentais e experimentos qualitativos
- Relacoes entre quantum e relatividade em 1905
- Problema da plausibilidade da teoria da relatividade especial e suas consequencias para o ensino
- História da ciência e ensino: subsídios de Faraday para a metodologia de trabalho experimental
- Dificuldades de um estudante na analise de experimentos qualitativos
- Grupo de licenciandos em física e a resolução de problemas de mecânica clássica, um olhar através da subjetividade
- Uma experiência de monitoria discente de física: por que o grupo de monitores permanece unido?
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas