Perfil do desempenho auditivo e de liguagem antes e após o uso do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com neuropatia auditiva (2005)
- Autores:
- Autores USP: FERRARI, DEBORAH VIVIANE - FOB ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: AUDIOLOGIA; LINGUAGEM; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
- Idioma: Português
- Resumo: O desafio na área da Audiologia se concentra tanto na identificação de indivíduos com Neuropatia Auditiva como no estabelecimento de condutas terapêuticas e prognósticos. Alguns estudos são adeptos da adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), enquanto outros relatam que o uso de AASI não fornece bons resultados, além de representar uma possibilidade de alterar a função das células ciliadas externas devido a níveis elevados de ruído. Sabe-se que a integridade do sistema auditivo constitui um pré-requisito para o desenvolvimento da fala e linguagem. Estudos relacionando a Neuropatia Auditiva com as características de linguagem são escassos. Objetivo: caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem oral antes e após a adaptação de AASI em crianças com Neuropatia Auditiva. Método: Foi realizado acompanhamento de 22 crianças com este diagnóstico, usuárias de AASI por um período mínimo de seis meses. No protocolo foram incluídos dados de anamnese otorrinolaringológica e fonoaudiológica, avaliação audiológica comportamental e eletrofisiológica, timpanometria e pesquisa de reflexos acústicos, bem como especificações do AASI adaptado e avaliação clínica da recepção e expressão da linguagem oral. Resultados: Quanto ao desempenho auditivo, de acordo com proposta de GEERS (1994), verificou-se que 16 crianças encontravam-se na categoria 0, cinco na categoria 1 e um caso na categoria 5. Após a adaptação verificou-se que trêsencontravam-se na categoria 0, sete incluíam-se na categoria 1, um caso na categoria 3 e um na categoria 5. Quanto ao desempenho de linguagem oral antes da adaptação verificou-se que 21 casos encontravam-se na categoria 1 e um caso na categoria 2. Após a adaptação, não foram verificadas mudanças no desempenho de linguagem. Conclusão: Pode-se concluir que a adaptação de AASI em crianças com Neuropatia Auditiva foi benéfica quanto à detecção dos sons da fala, ao contrário do que foi observado quanto ao aspecto de desenvolvimento da linguagem oral.
- Imprenta:
- Local: Santos, SP
- Data de publicação: 2005
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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ABNT
PEREIRA, Agnes de Fátima Faustino et al. Perfil do desempenho auditivo e de liguagem antes e após o uso do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com neuropatia auditiva. 2005, Anais.. Santos, SP: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2005. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pereira, A. de F. F., Bassi, A. K. Z., Jorge, T. M., Ferrari, D. V., Bevilacqua, M. C., & Caldana, M. de L. (2005). Perfil do desempenho auditivo e de liguagem antes e após o uso do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com neuropatia auditiva. In Anais. Santos, SP: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Pereira A de FF, Bassi AKZ, Jorge TM, Ferrari DV, Bevilacqua MC, Caldana M de L. Perfil do desempenho auditivo e de liguagem antes e após o uso do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com neuropatia auditiva. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Pereira A de FF, Bassi AKZ, Jorge TM, Ferrari DV, Bevilacqua MC, Caldana M de L. Perfil do desempenho auditivo e de liguagem antes e após o uso do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com neuropatia auditiva. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 17 ] - Neuropatia auditiva: características audiológicas
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