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Sejamos todos musicais: modernismo, música e política na crônica musical de Mário de Andrade (1938-1940) (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, FRANCINI VENANCIO DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FSL
  • Assuntos: CRÍTICA MUSICAL; ESTADO NOVO (1937-1945); MODERNISMO; MÚSICA POPULAR; CRÔNICA LITERÁRIA (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho tem por objetivo trazer para o campo de análise vinte e duas crônicas musicais de Mário de Andrade publicadas entre os anos de 1938 e 1940 na terceira fase da Revista do Brasil, com vistas a apreender as características e transformações do pensamento musical marioandradiano, bem como "as vestes" do escritor modernista configuradas em um específico período da História Brasileira e em determinadas redes de relações políticas e sociais. Percorrendo os acontecimentos musicais e artísticos da época em que são escritas, as crônicas veiculadas nas páginas dessa aclamada revista são, antes de tudo, fonte necessária para a reconstrução e registro de fatos notáveis da vida cultural brasileira exercida em pleno Estado Novo, além de abarcar consigo toda a riqueza e o amadurecimento do pensamento estético-musical de um dos maiores polígrafos do Brasil. A orientação analítica que esta dissertação assume advém, assim, de uma trajetória e da produção de uma obra particulares para, a partir delas, estabelecer conexão possível entre a política cultural encenada durante o governo ditatorial de Getúlio Vargas e a específica produção de Mário de Andrade naquele instante, explicitando, ainda, de que forma o modernismo, tal como os determinantes político-econômicos da época, se mostrou responsável pelas peculiaridades da condição intelectual desse autor. A intenção é, portanto, a de travar um diálogo preciso entre o percurso e o encadeamento próprios àobra com as condições sociais da mesma, isto é, trazer as problematizações configuradas no campo das idéias - situadas no interior da produção intelectual - para além de seus "conteúdos substantivos", atentando para as representações e práticas sociais que configuraram toda a década de trinta brasileira
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.03.2006

  • Como citar
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Francini Venancio de. Sejamos todos musicais: modernismo, música e política na crônica musical de Mário de Andrade (1938-1940). 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, F. V. de. (2006). Sejamos todos musicais: modernismo, música e política na crônica musical de Mário de Andrade (1938-1940) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Oliveira FV de. Sejamos todos musicais: modernismo, música e política na crônica musical de Mário de Andrade (1938-1940). 2006 ;[citado 2024 abr. 17 ]
    • Vancouver

      Oliveira FV de. Sejamos todos musicais: modernismo, música e política na crônica musical de Mário de Andrade (1938-1940). 2006 ;[citado 2024 abr. 17 ]

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