Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão (2006)
- Autores:
- Autores USP: SCHERER, ZEYNE ALVES PIRES - EERP ; CARVALHO, ANA MARIA PIMENTA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692006000200020
- Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); PRÁTICA PROFISSIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2006
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 2, p. 285-291, 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SCHERER, Zeyne Alves Pires e SCHERER, Edson Arthur e CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 285-291, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000200020. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Scherer, Z. A. P., Scherer, E. A., & Carvalho, A. M. P. (2006). Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 14( 2), 285-291. doi:10.1590/s0104-11692006000200020 -
NLM
Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2006 ; 14( 2): 285-291.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000200020 -
Vancouver
Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2006 ; 14( 2): 285-291.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000200020 - A universidade no século XXI e a formação do profissional enfermeiro
- Grupo de duração breve com estudantes de graduação em enfermagem
- Grupos com doentes mentais crônicos e familiares em comunidade terapêutica: relato de experiência
- Grupoterapia e enfermagem: o estudante e a transição teórico-prática
- A família no processo de reinserção social de egressos do sistema penitenciário
- Violence manifestation in the university environment: nursing undergraduate students view
- A dimensão subjetiva da violência manifestada por alunos do ensino fundamental em uma atividade grupal
- A opinião de pacientes sobre o hábito de fumar em uma unidade de internação psiquiátrica de hospital geral
- Novas práticas pedagógicas na formação do profissional crítico-reflexivo
- Patients' opinion on the smoking habit at a psychiatric hospitalization unit of a general hospital
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692006000200020 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001524689.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas