O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem (2006)
- Autores:
- Autor USP: TAKAHASHI, REGINA TOSHIE - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0080-62342006000200003
- Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); MÉTODOS DE ENSINO; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO
- Idioma: Português
- Resumo: Estudo exploratório-descritivo, objetivou avaliar o estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a 14 alunos de um curso de uma mesma turma de Técnico de Enfermagem. As respostas foram analisadas segundo Bardin. O conceito atribuído à estratégia foi bom 86%. Foram identificadas 83 unidades semânticas na análise das respostas, categorizadas em: vantagens (53%); não "legal" (16%); difi-culdades (7%); sentimentos (12%) e sugestões (12%). Além disso, os sujeitos avaliaram como propósitos didático pedagógicos do estudo dirigido permitir desenvolver temas de interesse do aluno; estimular o prazer em estudar e incentivar o aluno a ser o sujeito de seu aprendizado. As autoras consideram que o estudo dirigido é uma boa estratégia de ensino, possuindo peculiaridades que exigem habilidade e competência dos docentes e discentes para a obtenção de resultados satisfatórios no processo ensino/aprendizado
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 40, n. 2, p. 160-9, jun. 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
OKANE, Eliana Suemi Handa e TAKAHASHI, Regina Toshie. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. ju 2006, p. 160-9, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342006000200003. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Okane, E. S. H., & Takahashi, R. T. (2006). O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 40( ju 2006), 160-9. doi:10.1590/s0080-62342006000200003 -
NLM
Okane ESH, Takahashi RT. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2006 ; 40( ju 2006): 160-9.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342006000200003 -
Vancouver
Okane ESH, Takahashi RT. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2006 ; 40( ju 2006): 160-9.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342006000200003 - Processo educacional em ambulatório de hipertensos: afetividade resolutiva das ações individual e grupal
- Tecnico de enfermagem especialista em oncologia: perfil do ingressante
- O perfil do aluno formado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em 1995
- O acompanhante na instituiçao hospitalar: significado e percepções
- Um estudo sobre o processo de avaliação no ensino de enfermagem
- Reorganizando um carrinho de emergencia
- O autoaprendizado no ensino de profissionais de nível médio de enfermagem
- Os egressos de uma escola de nível médio de enfermagem do município de São Paulo: repensando a formação profissional
- O enfermeiro professor de uma escola de nível médio de enfermagem do município de São Paulo sob a ótica dos egressos
- Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0080-62342006000200003 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas