Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular (2005)
- Authors:
- USP affiliated authors: CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB ; BASTOS, JOSE ROBERTO DE MAGALHAES - FOB ; CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: RECEPÇÃO AUDITIVA E EMISSÃO GRÁFICA; ENSINO FUNDAMENTAL; ESCOLA PARTICULAR; BAURU(SP)
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A escrita é uma das formas mais aprimoradas da comunicação humana e reflete um importante aspecto em termos de linguagem, que é o domínio do código gráfico. Sua utilização difere entre as comunidades, uma vez que as condições sociais, econômicas e culturais exercem influência sobre o desenvolvimento da linguagem. Compreender o tipo de elaboração gráfica dos alunos permite o estabelecimento de medidas preventivas e terapêuticas eficazes. Objetivo: Desta forma, pretende-se analisar comparativamente o ditado oral de crianças da primeira série do Ensino Fundamental de uma entidade filantrópica e de um colégio particular, do município de Bauru/SP. Metodologia: A pesquisa teve início após consentimento da Instituição (constituída por uma entidade filantrópica e um colégio particular, na mesma estrutura física e que adotam a mesma metodologia de ensino). A amostra foi constituída por 65 alunos matriculados na primeira série, sendo 42 da entidade filantrópica e 23 do colégio particular. As crianças foram solicitadas pelo professor, em sala de aula, a realizar um ditado oral, a partir de uma lista de palavras proposta por Braz e Pelicciotti (1988). Foram analisados os seguintes aspectos: nível de alfabetização, pressão do lápis empregado na escrita, organização espacial da escrita no papel e tipos de erros ortográficos, sendo este último analisado de acordo com Zorzi (1998). Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados de forma descritiva e quantitativa, pelaaplicação do teste QuiQuadrado. Resultados: Com relação ao nível de alfabetização, verificou-se que a totalidade dos alunos do colégio particular se encontrava no nível alfabético, enquanto que 33,3% (14) das crianças da entidade filantrópica estavam aquém desse nível (pré-silábico ou silábico-alfabético). A análise da pressão do lápis não evidenciou diferenças significantes entre a entidade filantrópica e o colégio particular, ) enquanto que verificou-se predomínio estatisticamente significante de inadequação quanto à organização espacial nas crianças da entidade filantrópica. Para a análise dos tipos de erros ortográficos, consideraram-se apenas as crianças que se enquadravam no nível alfabético. Assim, a amostra da entidade filantrópica foi constituída por 28 crianças. Foram observados que os erros de representação múltipla, generalização de regras, omissão de letras e demais erros enquadrados na categoria 'outros' predominaram de forma significante na entidade filantrópica. Conclusão: Apesar da estrutura física do prédio e da metodologia de ensino empregada serem as mesmas, verificaram-se diferenças quanto ao nível de alfabetização, organização espacial da escrita no papel e tipos de erros ortográficos, o que reforça que a condição sócio-econômica tem importante papel no desempenho escolar.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Jornada Fonoaudiológica
-
ABNT
CALDANA, Magali de Lourdes et al. Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular. 2005, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2005. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Caldana, M. de L., Magalhães, F. F., Jorge, T. M., (*),, Crenitte, P. A. P., & Sales-Peres, A. (2005). Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Caldana M de L, Magalhães FF, Jorge TM, (*), Crenitte PAP, Sales-Peres A. Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Caldana M de L, Magalhães FF, Jorge TM, (*), Crenitte PAP, Sales-Peres A. Análise comparativa do ditado oral de alunos da primeira série de entidade filantrópica e colégio particular. Anais. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Avaliação de aspectos Neuropsicológicos de escolares da cidade de Monte Negro por meio da aplicação da Bateria Neuropsicológica Luria - Nebraska revisada para crianças (LNNB-C)
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