Exportar registro bibliográfico

Modelo de margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: COSTA, GUSTAVO ADOLFO ALVES DA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PNV
  • Assuntos: MODELOS MATEMÁTICOS; LOGÍSTICA; TRANSPORTE MARÍTIMO; TRANSPORTE DE CARGA; SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO; INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NAVAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta inicialmente o panorama atual da indústria do transporte marítimo regular de contêineres e o mercado em que atua, concluindo que o crescimento da atividade econômica mundial, e conseqüentemente na demanda de transporte, exige maiores investimentos por parte dos armadores para adequação da oferta de capacidade de transporte e de rotas, aumentando a competição entre os mesmos. Os processos de globalização, desregulamentação e de concentração alteram significativamente o nível de competição da indústria, tornando os armadores de baixa lucratividade em potenciais alvos para aquisições por parte de empresas mais competitivas e lucrativas. A implementação de contratos de serviços entre um armador e seus clientes, decorrentes da OSRA 1998, demandam uma revisão na metodologia aplicada em seu planejamento de marketing e vendas, de forma a torná-lo mais científico, com uma maior utilização de ferramentas de pesquisa operacional uma vez que a seleção dos clientes com os quais terá contratos, a duração destes, os níveis de fretes e o desequilíbrio dos fluxos de contêineres decorrente destes contratos são fatores fundamentais para a sua rentabilidade. Com a motivação de disponibilizar um sistema de apoio a decisão para o planejamento de marketing e vendas, propõe-se um modelo de programação linear para seleção de cargas e clientes que maximiza a margem bruta de contribuição dos fretes de um armador que opera em um dado mercado. O modelo desenvolvidofoi aplicado, em uma dada rota, a vários cenários e mostra-se bastante consistente. Seus resultados apresentam uma boa aderência à realidade encontrada na indústria, uma vez que, os problemas normalmente apresentados no planejamento de marketing e vendas de um armador são tratados e solucionados pelo modelo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.06.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COSTA, Gustavo Adolfo Alves da. Modelo de margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-18092006-174148/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Costa, G. A. A. da. (2006). Modelo de margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-18092006-174148/
    • NLM

      Costa GAA da. Modelo de margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-18092006-174148/
    • Vancouver

      Costa GAA da. Modelo de margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-18092006-174148/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024