Exportar registro bibliográfico

Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: UECHI, SUZI APARECIDA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Subjects: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar cinco contextos de ensino de língua inglesa nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico que se realizou a partir de entrevistas com coordenadores, professores e monitores das escolas participantes deste estudo; de gravações de aulas feitas em áudio onde atuei como pesquisadora-observadora; de notas de campo e material coletado durante a pesquisa (trabalhos de alunos, material didático utilizado pelos professores, folhetos informativos sobre as escolas). O estudo destes contextos revelou que língua inglesa é interpretada como disciplina-problema e, portanto, tende a receber um tratamento diferenciado por parte das escolas que procuram ministrar tal disciplina a partir do estabelecimento de formas alternativas de ensino: a parceria entre um colégio particular de ensino fundamental e médio e uma escola de línguas, a criação de um Centro de Línguas próprio dentro de um colégio, a terceirização do ensino de inglês em um colégio de ensino fundamental e médio, a utilização de uma Disciplina-Projeto de inglês para o ensino médio em uma escola da rede pública e Aulas de Revisão para alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas visando o aprendizado de leitura. A partir do diagnóstico de inglês como disciplina-problema, houve a percepção de que há um embate entre o tradicional e o novo no ensino de inglês. Tal conflito resideno fato de que as escolas buscam inovações pedagógicas que as situem como mais adequadas e eficientes às propostas educacionais contemporâneas, porém, ao mesmo tempo, parecem sofrer abalos na sustentabilidade de seus próprios projetos devido às inevitáveis influências presentes nas sociedades ) pós-modernas: por exemplo, a atribuição de se "dominar" o idioma estrangeiro inglês como exigência para se tornar parte do mundo globalizado e de se conseguir um bom emprego no futuro.Os dados deste estudo igualmente assinalaram a questão da mercantilização do ensino de inglês decorrente das demandas globais e em um grupo de comunidades educacionais locais onde, nos bastidores, inglês é percebido como disciplina-problema
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.09.2006
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      UECHI, Suzi Aparecida. Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07112007-130624/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Uechi, S. A. (2006). Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07112007-130624/
    • NLM

      Uechi SA. Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07112007-130624/
    • Vancouver

      Uechi SA. Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07112007-130624/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024