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Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: FERREIRA, MARIA C. T. R. - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • DOI: 10.1590/s0103-65642005000200009
  • Assuntos: INCLUSÃO SOCIAL; DEFICIENTES
  • Idioma: Português
  • Resumo: A inclusão social aborda questões como respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No caso de crianças com necessidades especiais, a inclusão abarca sua participação na sociedade em geral e, particularmente, em instituições de educação regular (inclusão escolar). Dada a relevância, atualidade e controvérsias, fez-se um estudo empírico e, dentro deste, um levantamento bibliográfico, a ser aqui apresentado. Palavras-chave foram investigadas no MEDLINE, PsycInfo e LILACS, principalmente de 1996-2003. Selecionaram-se trabalhos em periódicos, que tratam da inclusão de pessoas com necessidades especiais e/ou da prática dos profissionais de saúde nessa área. Recuperaram-se 19 artigos, 11 empíricos, conduzidos a partir de diferentes métodos de registro e análise. O tema mostrou-se polêmico, alguns, inclusive, defendendo a segregação. Profissionais de saúde ocupam lugar destacado, mas alguns autores valorizam também atividades fora do setting terapêutico. O estabelecimento de diagnósticos é visto paradoxalmente: tratamento/rotulação. A cultura é apontada como tendo papel central. Ainda, pessoas com necessidades especiais praticamente não são ouvidas. O que se evidencia é que, por se tratar de um processo social complexo, este deve ser discutido e efetivado com a participação de todos, para que pessoas com necessidades especiais, de fato, sejam capazes de participar e assumir nova posição social
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    Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-65642005000200009 (Fonte: oaDOI API)
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    • ABNT

      RORIZ, Ticiana Melo de Sá e AMORIM, Kátia de Souza e ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde T. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicologia-USP, v. 16, n. 4, p. 167-194, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Roriz, T. M. de S., Amorim, K. de S., & Rossetti-Ferreira, M. C. T. (2005). Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicologia-USP, 16( 4), 167-194. doi:10.1590/s0103-65642005000200009
    • NLM

      Roriz TM de S, Amorim K de S, Rossetti-Ferreira MCT. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas [Internet]. Psicologia-USP. 2005 ; 16( 4): 167-194.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009
    • Vancouver

      Roriz TM de S, Amorim K de S, Rossetti-Ferreira MCT. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas [Internet]. Psicologia-USP. 2005 ; 16( 4): 167-194.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642005000200009


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