Professional socialization: students becoming nurses (2006)
- Autores:
- Autores USP: SHINYASHIKI, GILBERTO TADEU - FEARP ; MENDES, ISABEL AMELIA COSTA - EERP ; TREVIZAN, MARIA AUXILIADORA - EERP
- Unidades: FEARP; EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692006000400019
- Assuntos: SOCIALIZAÇÃO (ENFERMAGEM); ENSINO SUPERIOR; VALORES SOCIAIS
- Idioma: Inglês
- Resumo: Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2006
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 4, p. 601-607, 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu et al. Professional socialization: students becoming nurses. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 4, p. 601-607, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000400019. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Shinyashiki, G. T., Mendes, I. A. C., Trevizan, M. A., & Day, R. A. (2006). Professional socialization: students becoming nurses. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 14( 4), 601-607. doi:10.1590/s0104-11692006000400019 -
NLM
Shinyashiki GT, Mendes IAC, Trevizan MA, Day RA. Professional socialization: students becoming nurses [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2006 ; 14( 4): 601-607.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000400019 -
Vancouver
Shinyashiki GT, Mendes IAC, Trevizan MA, Day RA. Professional socialization: students becoming nurses [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2006 ; 14( 4): 601-607.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692006000400019 - Sobre a comunicação como competência humana na liderança do enfermeiro
- Compromiso organizacional y profesional del equipo de salud
- Nurses' management in the clinical practice: problems and challenges in search of competence
- Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional
- Commitment in view of motivation and moral-ethical involvement in nursing team performance
- Aspectos éticos na ação gerencial do enfermeiro
- Socialização profissional: estudantes se tornando enfermeiras
- Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional
- Conceptual reflections about organizational and professional commitment in the health sector
- Coaching como estratégia na capacitação de enfermeiros em liderança
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692006000400019 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001551325.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas