Uma nova proposta de ensino em audiologia (2006)
- Autores:
- Autores USP: BLASCA, WANDERLÉIA QUINHONEIRO - FOB ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: AUDIOLOGIA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; MULTIMÍDIA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Acompanhando a chegada do terceiro milênio, globalização e da evolução contínua da tecnologia, a educação também vem sofrendo modificações. Uma linguagem universal surge, e termos como e-mail, internet, CD ROM, hipertexto e outros passaram a fazer parte do dia a dia de professores e alunos. Hoje, se pensarmos nas dimensões de nosso país, na quantidade de pessoas para serem formadas, na infra-estrutura disponível, assim como, no numero de educadores com capacidade para facilitar esse processo de construção do conhecimento, facilmente chegaremos à conclusão de que a Educação a Distancia é uma solução bastante viável. Especificamente em relação a Fonoaudiologia, há a preocupação durante o curso de graduação, de proporcionar uma boa formação profissional, uma vez que o atendimento ao paciente, realizado de forma adequada, influenciará no diagnóstico e no prognóstico favorável. No caso específico da especialidade Audiologia, devido a sua complexidade, é necessário à utilização de várias técnicas e conhecimentos que, na maioria das vezes, demandam muito do professor em sala de aula para oferecer um ensino aprofundado e com qualidade. Pensando nisso, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, criou uma nova linha de pesquisa direcionada a Educação a Distancia, onde vários trabalhos estão sendo desenvolvidos. Objetivo: assim, este projeto teve como objetivo avaliar a efetividade doconteúdo programático em uma área específica do conhecimento audiológico elaborado em CD ROM, considerando este um material didático em multimídia, na formação do aluno de graduação do curso de Fonoaudiologia em diferentes regiões do país. (continua) ) Metodologia: o conteúdo programático apresentado aos alunos foi elaborado em CD ROM e faz parte da tese de doutorado "Programa de Educação a Distancia em Audiologia - Moldes Auriculares" do Curso de Pós Graduação em Ciências - Distúrbios da Comunicação Humana do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Participaram desse projeto 50 alunos do 4.º ano do Curso de Fonoaudiologia de diferentes regiões do país, das cidades de Bauru, Curitiba e Salvador. O aprendizado do aluno foi avaliado em duas etapas, por meio de avaliação escrita utilizando especificamente um questionário de múltipla escolha, e também, por meio de avaliação prática composta por duas partes, a primeira parte, através da realização da impressão do molde auricular e a segunda parte, através da resolução de problemas relacionados à queixa de pacientes, a partir da analise do atendimento fonoaudiológico gravado em vídeo. Resultados: De acordo com os resultados apresentados na avaliação escrita e na avaliação pratica, verificou-se diferença, estatisticamente significante, entre as avaliações pré e pós-teste, demonstrando que o material elaborado proporcionou o aprendizado do aluno nas diferentes regiões do país. Conclusão:em nosso país, com toda a extensão territorial, é importante incentivar trabalhos que proporcionem, cada vez mais, e com maior abrangência, a divulgação da Educação à Distância, especificamente nessa área, propiciando um atendimento mais adequado aos pacientes
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Internacional de Audiologia
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ABNT
BLASCA, Wanderléia Quinhoneiro e BEVILACQUA, Maria Cecília. Uma nova proposta de ensino em audiologia. 2006, Anais.. São Paulo: USP, 2006. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Blasca, W. Q., & Bevilacqua, M. C. (2006). Uma nova proposta de ensino em audiologia. In Anais. São Paulo: USP. -
NLM
Blasca WQ, Bevilacqua MC. Uma nova proposta de ensino em audiologia. Anais. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Blasca WQ, Bevilacqua MC. Uma nova proposta de ensino em audiologia. Anais. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Verificação das adaptações de aparelhos de amplificação sonora individual em pacientes da terceira idade com perda neurossensorial
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