Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física (2006)
- Autores:
- Autor USP: CARVALHO, SILVIA HELENA MARIANO DE - ENSCIENC
- Unidade: ENSCIENC
- Sigla do Departamento: FEP
- Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA MODERNA
- Idioma: Português
- Resumo: Motivados pela necessidade de mudanças na forma tradicional de se ensinar Física, apresentamos neste trabalho um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino Médio, cuja tônica principal foi a relação da Física com a Cultura Geral. Esta relação foi contemplada através da abordagem histórica da ciência, da relação entre ciência, tecnologia e sociedade, da relação entre ciência e arte, esta representada pela literatura e pela produção de um audiovisual, e pela inserção da Física Moderna. O projeto foi executado ao longo do ano letivo e, das três aulas semanais, uma era dedicada ao mesmo. O tema inicial do projeto foi a Óptica Física e assim o fizemos para relacionar esse assunto ao tradicionalmente ensinado nesse nível escolar, que é a Óptica Geométrica, também responsável pela explicação do comportamento geométrico da luz em instrumentos ópticos, tais como a filmadora comum, utilizada pelos alunos para confecção De um audiovisual. Ao longo do projeto, os alunos, individualmente, foram conduzidos à confecção de portfólios, onde eles registravam, como num diário, os textos trabalhados, suas opiniões, dúvidas, pesquisas e respostas de questões que formulamos a respeito dos assuntos abordados. Por meio destes "diários" analisamos também como os alunos apreendem certos aspectos da produção científica, tais como, a transitoriedade dos conceitos e modelos científicos, a relação entre ciência, sociedade e tecnologia e entre ciência e arte, o papel daexperimentação na ciência e a interdisciplinaridade. Na fase final, com cada classe dividida em dois grupos, eles foram instigados a produzir um audiovisual sobre noções de Física Quântica e Relatividade, tópicos mais recentes da Física e que demandam maior empenho imaginativo já que o objeto de estudo dos mesmos não está ao alcance da experiência comum, mas pertence a uma realidade "escondida", traduzida normalmente por meio da linguagem matemática, de ) difícil acesso à maioria dos estudantes. Analisamos, por meio destas produções criadas pelos alunos, como estes compreendem a Física, Clássica e Moderna, e quais críticas tecem ao seu ensino. Pensamos que a interação da Física com a cultura geral possibilitou aos alunos recorrerem ao uso da imaginação, sem a qual não é possível galgar os degraus da razão, para compreender que, mais do que fórmulas, a Física permite um diálogo interessante com o mundo à nossa volta, destacando a tecnologia e a arte, que compõem o mundo do entretenimento, da diversão e da criatividade
- Imprenta:
- Data da defesa: 16.11.2006
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ABNT
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de. Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Carvalho, S. H. M. de. (2006). Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Carvalho SHM de. Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Carvalho SHM de. Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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