Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas (2006)
- Autores:
- Autor USP: LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s0102-79722006000100011
- Assuntos: COGNIÇÃO (AVALIAÇÃO); APRENDIZAGEM; PROCESSOS PSICOLÓGICOS
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem, utilizando procedimento combinado de avaliação psicométrica (Raven) e avaliação assistida (Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Diversas - PBFD). Foram avaliadas 34 crianças (8 - 11 anos). O PBFD é delineado em fases, inicial sem ajuda (SAJ), assistência (ASS), manutenção imediata (MAN), manutenção posterior (MANP), transferência I (TRF-I) e transferência II (TRF-II) e avalia desempenho, operações cognitivas e comportamento. Da amostra, 59% das crianças classificaram-se abaixo da média no Raven. Comparando-se ASS, MAN, MANP, TRF-I e TRF-II em relação a SAJ, verificou-se aumento significativo das perguntas relevantes e do número de acertos (exceção TRF-I). Houve aumento significativo do número de crianças com operações cognitivas positivas em ASS, MAN, TRF-I e TRF-II comparado a SAJ. Os comportamentos positivos ocorreram em pelo menos 62% em todas as fases
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2006
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica
- ISSN: 0102-7972
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 1, p. 74-82, 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
GERA, Adriana Aparecida Silvestre e LINHARES, Maria Beatriz Martins. Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 1, p. 74-82, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-79722006000100011. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Gera, A. A. S., & Linhares, M. B. M. (2006). Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19( 1), 74-82. doi:10.1590/s0102-79722006000100011 -
NLM
Gera AAS, Linhares MBM. Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas [Internet]. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2006 ; 19( 1): 74-82.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722006000100011 -
Vancouver
Gera AAS, Linhares MBM. Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas [Internet]. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2006 ; 19( 1): 74-82.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722006000100011 - Avaliacao assistida do desempenho de criancas na ordenacao e descricao de sequencias temporais logicas - analise preliminar
- Atendimento psicopedagógico de crianças em serviço especializado de psicologia infantil na área da saúde: uma perspectiva desenvolvimentista
- Avaliação assistida em situação de resolução de problema na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau
- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
- Crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso na fase pré-escolar
- Apoio psicopedagógico à criança hospitalizada em uma enfermaria pediátrica
- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
- Indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, obtidos através da avaliação assistida
- Desempenho escolar de crianças na trajetória da primeira à segunda série do ensino fundamental: recursos e dificuldades
- Aspectos do comportamento de crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (<1500g) na idade escolar
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-79722006000100011 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001582724.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas