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Aprendizagem implícita e a doença de Parkinson (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: PAVÃO, RODRIGO - IB
  • Unidade: IB
  • Sigla do Departamento: BIF
  • Assuntos: DOENÇA DE PARKINSON; MEMÓRIA; APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: A dupla dissociação entre os tipos de prejuízos de memória de longa duração em pacientes amnésicos e parkinsonianos reforça a noção de independência entre os sistemas de memória explícita e implícita. No entanto, apesar de ser amplamente aceito que pacientes com Doença de Parkinson (DP) apresentam prejuízo específico de funções de memória implícita, pelo menos nos estágios iniciais da doença, o grau de comprometimento desse sistema não é utilizado como critério de classificação. A avaliação da progressão da DP e de possíveis tratamentos é feita através de métodos como as escalas de Hoejn e Yahr (HY) e Unified Parkinson's Disease Rating Scale (UPDRS), que apresentam uma série de fragilidades. Essa falta de instrumentos adequados para a avaliação da DP, gera dificuldades de verificar a eficácia de tratamentos para a doença, como, por exemplo, o tratamento proposto por Coimbra e Junqueira (2003), que consiste na administração de riboflavina e eliminação da carne vermelha da dieta. Assim, os objetivos do presete trabalho são (1) desenvolver uma estratégia de avaliação da progressão da DP e (2) avaliar se o tratamento por riboflavina concomitante à dieta sem carne vermelha de fato determina regressão da doença. O primeiro experimento deste estudo enfocou a primeira questão por meio de treinamento de pacientes com DP na tarefa de tempo de reação serial de oposição de dedos, uma tarefa que requer memória implícita, e outros teste neuropsicológicos, como tarefa de tempode reação serial de oposição de dedos, tempo de reação simples, "vai-não-vai" e "1-atrás". Foram observadas incongruências entre o desempenho e a classificação pela escala de Hoehn e Yarh; por outro lado, o índice desenvolvido no trabalho não apresentou incongruências e pareceu ser um bom indicador para classificação da DP. O índice é construído com base em medidas do tempo de reação e taxa de aprendizagem, que parecem apresentar o refinamento necessário para avaliar a progressão da doença e também mudanças em razão de tratamentos. O tratamento por riboflavina e eliminação da carne vermelha da dieta, que reduziria os sintomas motores da DP, foi avaliado utilizando as medidas de desempenho motor e aquisição de habilidade motora; os resultados são apresentados no segundo trabalho. Este estudo não foi suficiente para permitir uma conclusão definitiva sobre a eficácia ou ineficácia do tratamento. No entando, resultados intrigantes foram obtidos sugerindo a necessidade de uma avaliação mais completa sobre a contribuição desse tratamento para aliviar os prejuízos associados à doença de Parkinson
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.03.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PAVÃO, Rodrigo. Aprendizagem implícita e a doença de Parkinson. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-06112007-154609/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Pavão, R. (2007). Aprendizagem implícita e a doença de Parkinson (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-06112007-154609/
    • NLM

      Pavão R. Aprendizagem implícita e a doença de Parkinson [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-06112007-154609/
    • Vancouver

      Pavão R. Aprendizagem implícita e a doença de Parkinson [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-06112007-154609/

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