Orientação em audiologia: retenção da informação recebida aos pais de crianças deficientes auditivas (2006)
- Authors:
- Autor USP: FERRARI, DEBORAH VIVIANE - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: AUDIOLOGIA; DEFICIENTE AUDITIVO; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: A retenção e compreensão das informações a respeito das características da deficiência auditiva e do uso e cuidados com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou molde auricular por parte dos pais permite que as crianças possam extrair o máximo proveito destes dispositivos. Quando a orientação é compreendida há significantes melhoras na satisfação e aderência ao tratamento bem como diminuição da ansiedade, do tempo do tratamento e, conseqüentemente, do custo1 . Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a retenção da informação oferecida aos pais de crianças deficientes auditivas quanto ao diagnóstico audiológico e uso, cuidados e manipulação dos AASIs. 2. Material e Método Participaram deste estudo 20 pais de crianças deficientes auditivas, divididos em 2 grupos: Grupo A - composto por 10 mães de crianças com idade variando entre 1 a 2 anos de idade, com deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo bilateral, novas usuárias e recém adaptadas com o AASI; Grupo B - composto por 10 mães de crianças com idade variando entre 1 a 3 anos de idade com deficiência auditiva neurossensorial unilateral (n=1) ou bilateral (n=9) de grau severo (n=1) ou profundo (n=9) usuárias de AASI por um período de 1 a 3 meses. Os participantes foram entrevistados e respoderam a um questionário a respeito das características da perda auditiva de seus filhos bem como quanto ao uso e cuidados com o AASI e molde auricular. Também foi avaliada como os participantesmanipulavam estes dispositivos. As respostas e observações do avaliador eram anotadas em um protocolo específico e pontuadas. 3. Resultados Em média, 97% das após o orientações quanto às características da perda auditiva foram corretamente reconhecidas logo ou até 3 meses seu fornecimento e em média 77% e 69% das orientações quanto ao uso e cuidados com o AASI foram corretamente reconhecidas, respectivamente, logo ou até 3 meses após o seu )fornecimento. Esses achados estão em concordância com os estudos 2,3 realizados em adultos deficientes auditivos os quais demonstraram que esses são capazes de reconhecer ou evocar em média 74% e 83% das informações fornecidas, respectivamente. 4. Conclusão Embora as informações sobre a deficiência auditiva pudessem ser corretamente reconhecidas quase que em sua totalidade, existe uma perda de 23% e 31% da orientação, logo ou até 3 meses após seu fornecimento. Isso reforça a necessidade de elaboração de materiais de orientação que possam ser disponibilizados para os pais de crianças deficientes auditivas
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo
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ABNT
DI VONA, Piero e VON ZEIDLER, Sandra Lúcia Ventorin e FERRARI, Deborah Viviane. Orientação em audiologia: retenção da informação recebida aos pais de crianças deficientes auditivas. 2006, Anais.. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2006. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Di Vona, P., Von Zeidler, S. L. V., & Ferrari, D. V. (2006). Orientação em audiologia: retenção da informação recebida aos pais de crianças deficientes auditivas. In Resumos. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Di Vona P, Von Zeidler SLV, Ferrari DV. Orientação em audiologia: retenção da informação recebida aos pais de crianças deficientes auditivas. Resumos. 2006 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
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