Atenção seletiva: PSI em crianças com distúrbio de aprendizagem (2007)
- Autores:
- Autor USP: GARCIA, VERA LUCIA - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/s0034-72992007000300017
- Assuntos: APRENDIZAGEM; PERCEPÇÃO AUDITIVA; CRIANÇAS
- Idioma: Português
- Resumo: A atenção seletiva é importante para o aprendizado da leitura e escrita. Objetivo: Estudar os processos de atenção seletiva de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem. Material e Método: O Grupo I foi constituído de quarenta indivíduos com idades entre nove anos e seis meses a dez anos e 11 meses, que apresentavam baixo risco para alteração no desenvolvimento das habilidades auditivas, linguagem e aprendizagem. O Grupo II foi constituído de 20 indivíduos com idades entre nove anos e cinco meses a 11 anos e dez meses, diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem. Foi realizado estudo prospectivo através do Teste Pediátrico de Inteligibilidade de Fala (PSI). Resultado: O teste PSI com mensagem competitiva ipsilateral, à orelha direita, na relação fala/ruído 0 e -10 foi apropriado para diferenciar o Grupo I e o Grupo II de forma estatisticamente significante. Atenção ao desempenho do Grupo II na performance da primeira orelha testada deve ser dada, por subsidiar características importantes de desempenho e reabilitação. Conclusão: O PSI foi adequado para diferenciar os grupos, havendo uma associação com o grupo com distúrbio de aprendizagem, que revelou alteração nos processos de atenção seletiva
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia
- ISSN: 0034-7299
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 73, n. 3, p. 404-411, maio/jun. 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
GARCIA, Vera Lúcia e PEREIRA, Liliane Desgualdo e FUKUDA, Yotaka. Atenção seletiva: PSI em crianças com distúrbio de aprendizagem. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 73, n. maio/ju 2007, p. 404-411, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-72992007000300017. Acesso em: 05 maio 2024. -
APA
Garcia, V. L., Pereira, L. D., & Fukuda, Y. (2007). Atenção seletiva: PSI em crianças com distúrbio de aprendizagem. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 73( maio/ju 2007), 404-411. doi:10.1590/s0034-72992007000300017 -
NLM
Garcia VL, Pereira LD, Fukuda Y. Atenção seletiva: PSI em crianças com distúrbio de aprendizagem [Internet]. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. 2007 ; 73( maio/ju 2007): 404-411.[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0034-72992007000300017 -
Vancouver
Garcia VL, Pereira LD, Fukuda Y. Atenção seletiva: PSI em crianças com distúrbio de aprendizagem [Internet]. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. 2007 ; 73( maio/ju 2007): 404-411.[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0034-72992007000300017 - Deficiência auditiva: questões relacionadas à avaliação e intervenção
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- Desenvolvimento docente
- Processamento auditivo
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0034-72992007000300017 (Fonte: oaDOI API)
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