Exportar registro bibliográfico

Convivência em sala de aula: uma proposta de intervenção na 1ª série do ensino fundamental (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: BORGES, DÂMARIS SIMON CAMELO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: RELAÇÃO ALUNO-ESCOLA; INTERAÇÃO INTERPESSOAL
  • Language: Português
  • Abstract: A escalada de conflitos na sala de aula gera um clima inadequado ao processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo verificar a adequação de um programa de intervenção destinado a melhorar a convivência em sala de aula, entre alunos iniciantes no ensino fundamental. O programa é formado por três componentes: (1) o currículo Eu Posso Resolver Problemas (EPRP), que desenvolve habilidades de solução de problemas interpessoais visando à flexibilização cognitiva, por meio de lições interativas; (2) um módulo de autocontrole, que visa à auto-regulação de emoções negativas, por meio de técnicas de relaxamento; (3) um módulo de iniciação aos valores humanos, que visa ampliar o repertório de respostas pró-sociais e a motivação pró-social dos alunos, por meio de histórias, desempenho de papéis, vivências e integração dos temas ao currículo de língua portuguesa. Participaram da pesquisa 116 alunos da primeira série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Foi empregado um delineamento de comparação entre grupos, com avaliação pré e pós-intervenção. Constituíram-se quatro grupos: GI, grupo de intervenção, composto pelos 31 alunos da classe onde o programa foi implementado; GC, grupo de comparação, com 30 alunos de duas classes de primeira série da mesma escola, que não passaram por intervenção; G3 e G4, com dados colhidos em pesquisa anterior, em outra escola municipal, dos quais G3 havia passado pelo currículo EPRP e G4 não havia recebidointervenção. Para avaliar o efeito da intervenção multicomponente, foram utilizados cinco instrumentos ou procedimentos: sondagem de habilidades de solução de problemas interpessoais (PIPS), registro de conflitos em um diário de campo, observação do comportamento em sala de aula, um inventário de fontes de estresse escolar e um indicador de desempenho pró-social. A coleta de dados ocorreu em momentos correspondentes à pré e pós- intervenção no GI, com exceção do diário de campo, utilizado no GI e no G3 ao longo de todo o período da intervenção, e da observação do comportamento, feita durante a intervenção, apenas no GI. A análise dos resultados compreendeu as seguintes comparações: dentro de cada grupo, nas medidas tomadas em diferentes momentos do ano letivo; entre todos os grupos, nos resultados do PIPS; entre GI e GC, no indicador de desempenho pró-social e no inventário de fontes de stress escolar; entre GI e G3, nas ocorrências de conflitos registrados no diário de campo. Os resultados sugerem efeitos positivos do programa multicomponente, pois as crianças do GI ampliaram suas habilidades de solução de problemas interpessoais, diminuíram a participação em conflitos interpessoais abertos, reduziram comportamentos incompatíyeis com as atividades escolares e melhoraram o desempenho pró-social. Houve mudanças comportamentais tanto para as crianças consideradas mais disruptivas, como para os demais alunos. Nas comparações entre grupos, osresultados foram favoráveis ao GI. A intervenção multicomponente mostrou efeitos cognitivos e comportamentais mais pronunciados que o EPRP. Em relação aos colegas que não passaram por intervenção, as crianças que receberam a intervenção multicomponente mostraram, após o programa, maior preparo para o enfrentamento do estresse e percepção de que os colegas se tomaram mais solidários
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.07.2007

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BORGES, Dâmaris Simon Camelo. Convivência em sala de aula: uma proposta de intervenção na 1ª série do ensino fundamental. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Borges, D. S. C. (2007). Convivência em sala de aula: uma proposta de intervenção na 1ª série do ensino fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Borges DSC. Convivência em sala de aula: uma proposta de intervenção na 1ª série do ensino fundamental. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Borges DSC. Convivência em sala de aula: uma proposta de intervenção na 1ª série do ensino fundamental. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024