Metáforas e analogias no contexto de uma pré-escola: uma análise sócio-cognitiva (2007)
- Authors:
- Autor USP: MOURÃO, BERNADETE DE LOURDES ALEXANDRE - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSE
- Subjects: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; DIÁLOGO (GÊNERO); METÁFORA; ANALOGIA
- Language: Português
- Abstract: Com base no enfoque construtivista, em sua vertente semiótico-cultural, buscou-se uma compreensão do percurso da ação de crianças em interação dialógica para produzir um campo de sentido acerca de um conjunto de metáforas e analogias de uma poesia desconhecida às crianças. A análise deteve-se no modo como o conjunto de balizamentos efetuados durante o curso do processo dialógico, representado pela situação de pesquisa, participou da formação de conhecimento, definido como construção e organização de um sistema de significações, acerca de uma determinada temática, compartilhada por uma dada cultura. Alguns indicadores da análise evidenciaram a realização de seleção pessoal da cultura, exemplificando o modo como a cultura internalizada desempenha um papel de organizador semântico da experiência, funcionando como instrumento para sua criação, na ausência de um contexto interpretativo. Os resultados indicam a importância da elaboração e do desenvolvimento de um tema, para a construção de um entendimento frente a uma experiência do desconhecido, estando intrinsecamente relacionado ao processo de diferenciação de sentidos. Este processo se revelou como uma dimensão que movimentou a ação das crianças de forma a reorganizá-la e inseri-la em um sistema articulado de significações, garantindo, assim, uma integração entre níveis anteriores e novos, que continuamente foram surgindo
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.04.2007
-
ABNT
MOURÃO, Bernadete de Lourdes Alexandre. Metáforas e analogias no contexto de uma pré-escola: uma análise sócio-cognitiva. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Mourão, B. de L. A. (2007). Metáforas e analogias no contexto de uma pré-escola: uma análise sócio-cognitiva (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Mourão B de LA. Metáforas e analogias no contexto de uma pré-escola: uma análise sócio-cognitiva. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Mourão B de LA. Metáforas e analogias no contexto de uma pré-escola: uma análise sócio-cognitiva. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas