Exportar registro bibliográfico

Discurso e leitura: concepções e imagens de futuros professores de língua estrangeira (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: NOGUEIRA, TERESINHA DE FATIMA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: LEITURA (ESTUDO E ENSINO); LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO
  • Language: Português
  • Abstract: A prática de leitura em língua inglesa nas escolas de ensino fundamental e médio não se constitui ainda em uma atividade prazerosa e participativa por parte dos alunos. Uma das possibilidades de se manter tal fenômeno é devido às concepções leitoras dos professores que atuam na educação básica, que estão embasadas em paradigmas leitores já ultrapassados que visam ora a habilidade em responder perguntas objetivas de interpretação textual, ora habilidade em pronunciar e ler bem em voz alta, entre outras. Diante dessa problemática, este estudo objetiva investigar quais são as concepções de leitura em Língua Estrangeira de graduandos de Letras e mostrar uma prática leitora alternativa em uma perspectiva discursiva do ato de ler. A relevância de tal pesquisa se justifica pelo fato de que é possível refletir sobre outros paradigmas leitores durante a formação do futuro professor. Para atingir os objetivos propostos recorremos ao referencial teórico da Análise do Discurso da escola francesa, discutindo mais especificamente os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e formação imaginária. Foi necessário, também, refletir sobre as concepções de leitura que se encontravam explicitadas ou implicitadas nas metodologias de ensino de Língua Estrangeira. A pesquisa de campo foi realizada com terceiranistas de um curso de Letras em uma universidade particular situada no Vale do Paraíba paulistano. Traçamos o perfil desses sujeitos através de umquestionário que visava coletar dados pessoais, escolares e profissionais desses graduandos. Além disso, foi pedido a eles que preparassem uma atividade de leitura em inglês para alunos da educação básica em uma das disciplinas do curso denominada Leitura em Língua Inglesa. A análise dos dados revelou que um número significativo de licenciandos se baseia na visão de leitura adotada nos livros didáticos, que se refere à prática leitora ) de um texto sob a perspectiva de responder perguntas de interpretação textual. Apenas quatro alunos, de um total de sessenta e quatro, desenvolveram atividades mais relacionadas a uma visão discursiva de leitura. Nesse sentido, ressaltamos a importância do papel do docente universitário em possibilitar momentos de reflexão acerca de práticas leitoras alternativas durante o processo de formação dos licenciandos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.04.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NOGUEIRA, Teresinha de Fátima. Discurso e leitura: concepções e imagens de futuros professores de língua estrangeira. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-084951/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Nogueira, T. de F. (2007). Discurso e leitura: concepções e imagens de futuros professores de língua estrangeira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-084951/
    • NLM

      Nogueira T de F. Discurso e leitura: concepções e imagens de futuros professores de língua estrangeira [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-084951/
    • Vancouver

      Nogueira T de F. Discurso e leitura: concepções e imagens de futuros professores de língua estrangeira [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-084951/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024