Exportar registro bibliográfico

Receptores purinérgicos e glutamatérgicos em células - neurônios e glia - do gânglio da raiz dorsal (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: CASSOLA, ANTONIO CARLOS - ICB
  • Unidade: ICB
  • Assunto: FISIOLOGIA
  • Language: Português
  • Abstract: Objetivo: Nos gânglios da raiz dorsal há dois fenótipos celulares: neurônios pseudo-unipolares, que constituem as vias para a aferência sensorial primária, e células de glia, denominadas células satélites, que envolvem os neurônios. Têm-se observado oscilações na atividade intracelular de Ca2+ em ambos os fenótipos, induzidas tanto por ATP como por agonistas do receptor para glutamato, indicando claramente a ocorrência de receptores purinérgicos e glutamatérgicos nas células. Reportam-se aqui resultados que confirmam a existência de receptores purinérgicos e glutamatérgicos em neurônio s e células da glia bem como tentativas preliminares de definir o tipo de receptor. Métodos e Resultados: Trabalhou-se com cultura primária de células do gânglio da raiz dorsal de ratos recém-nascidos. O tecido foi submetido a digestão enzimática e as células dispersas foram cultivadas sobre suporte de vidro, tratado com poli-L-lisina, em meio DMEM, suplementando com 10% de soro bovino fetal. Nas poucas horas que se seguem à dispersão podem-se observar células da glia ainda em contato íntimo com os neurônios. Gradativamente, porém, as células se separam e nos dias que se seguem as células gliais proliferam independentemente e os neurônios morrem. Oscilações na concentração intracelular de Ca2+ foram observadas por modificações na fluorescência do indicador fluo-4 (Molecular probes), em microscopia de fluorescência confocal (Zeiss LSM 510).) O ATP em concentraçõesacima de 10 ?M provoca aumento da fluorescência na maior parte das células observadas, glia e neurônio. Em concentrações de ATP da ordem de 100 ?M, 96 % de 31 células de glia observadas tiveram aumentos na fluorescência. Mesmo com a persistência do nucleotídeo no banho, a fluorescência decai, evidenciando dessensibilização do receptor. As células da glia, mas não os neurônios, experimentam variações na concentração de Ca2+ quando expostas a ATP mesmo quando a concentração extracelular do íon é nula. Tanto células da glia como neurônios respondem com aumento na concentração intracelular de Ca2+ quando expostos ao glutamato. Se comparadas as respostas das células da glia ao NMDA e ao glutamato, uma fração maior de células responde a este último. Conclusões: Células da glia, ou satélites, no gânglio da raiz dorsal expressam receptores purinérgicos de tipo P2Y, que são metabotrópicos. Os neurônios expressam também receptores para nucleotídeos, mas neles o tipo P2X parece predominar ou ser exclusivo. Tanto a glia como os neurônios expressam, receptores para glutamato. Embora não conclusivas, as evidências sugerem que a glia os expresse de tipo metabotrópico.
  • Imprenta:
  • Source:
  • Conference titles: Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BASTISTA, D. R. e CASSOLA, Antônio Carlos e CARVALHO-DE-SOUZA, J. L. Receptores purinérgicos e glutamatérgicos em células - neurônios e glia - do gânglio da raiz dorsal. 2007, Anais.. Águas de Lindóia: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2007. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Bastista, D. R., Cassola, A. C., & Carvalho-de-Souza, J. L. (2007). Receptores purinérgicos e glutamatérgicos em células - neurônios e glia - do gânglio da raiz dorsal. In Programa e Resumos. Águas de Lindóia: Federação de Sociedades de Biologia Experimental.
    • NLM

      Bastista DR, Cassola AC, Carvalho-de-Souza JL. Receptores purinérgicos e glutamatérgicos em células - neurônios e glia - do gânglio da raiz dorsal. Programa e Resumos. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Bastista DR, Cassola AC, Carvalho-de-Souza JL. Receptores purinérgicos e glutamatérgicos em células - neurônios e glia - do gânglio da raiz dorsal. Programa e Resumos. 2007 ;[citado 2024 abr. 18 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024