Exportar registro bibliográfico

Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: MAGALHÃES, MICAL DE MELO MARCELINO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: LÍNGUA PORTUGUESA (ESTUDO E ENSINO); SUBJETIVIDADE; ENSINO E APRENDIZAGEM; ESCRITA (ESTUDO E ENSINO); METÁFORA
  • Language: Português
  • Abstract: A presente pesquisa partiu de minha experiência como professora de Língua Portuguesa, sobretudo no que diz respeito ao ensino da escrita nas turmas de Ensino Fundamental. A partir da compreensão de que a metáfora é um índice de manifestação da subjetividade e da constatação de que este é um recurso lingüístico raramente utilizado pelos alunos, passei a interrogar-me sobre a possibilidade de que outros elementos lingüístico-discursivos (a que chamei de "embriões de metáfora") permitissem supor uma subjetividade latente, com o prognóstico de poder vir a manifestar se pela construção de metáforas criativas. Na existência dessa possibilidade, investiguei se essa "relação privilegiada com a linguagem" poderia significar uma etapa em direção ao bem escrever. Perseguindo estas questões, este trabalho teve como proposta estabelecer correlações entre a produção escrita de alguém e a possibilidade de manifestar-se como sujeito (na concepção de Jacques Lacan), assim como descrever, através da análise de textos escritos pelos alunos, os elementos que possam ser chamados "embriões de metáfora". Parti, então, da hipótese que eles podem vir a tornarem-se metáforas se receberem um cuidadoso investimento daquele que ensina escrever e, nesse sentido, o trabalho propôs-se ainda a auxiliar o professor de língua materna a estabelecer critérios que permitam localizá-los nas produções dos alunos. Dessa forma, além de olhar para os textos como via (ou não) de manifestação subjetiva,proponho uma reflexão acerca das condições de produção de texto no âmbito escolar, sobretudo no que diz respeito ao endereçamento que os mesmos recebem. Para realizar estas análises, parti de um corpus inicial de seiscentos e quarenta e oito redações, das quais quatro figuram nesta dissertação. A seleção destas peças deu-se pelo fato de que cada uma delas é emblemática ao representar quatro "graus" de relação do indivíduo que escreve com a linguagem. ) A análise destes textos, articulada com alguns conceitos da teoria lacaniana, permitiu-me, à título de conclusão deste trabalho, postular que as relações estabelecidas entre aquele que ensina a escrever e aquele que escreve precisam estar calcadas na permeabilidade daquele que ensina às singularidades de quem escreve, de modo que as aulas de Língua Portuguesa constituam espaços para que os sujeitos possam ousar manifestar sua diferença e responsabilizar-se por ela
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.07.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MAGALHÃES, Mical de Melo Marcelino. Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-153859/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Magalhães, M. de M. M. (2007). Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-153859/
    • NLM

      Magalhães M de MM. Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-153859/
    • Vancouver

      Magalhães M de MM. Subjetividade em advir: a construção da metáfora em textos de alunos da escola básica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-153859/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024