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Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do FUNDEF, no âmbito da União (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: GIL, I-JUCA-PIRAMA CAMARGO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Assuntos: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO; PODER (ESTRUTURA); ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL; POLÍTICAS PÚBLICAS; FISCALIZAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: As políticas educacionais, no Brasil, vêm buscando alternativas para solucionar questões elementares, como o acesso, para todos, a um ensino de qualidade nas escolas públicas. Uma medida de grande impacto, neste sentido, foi a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), o qual vigorou, em todo o país, entre os anos de 1998 e 2006. Esta tese focalizou sua atenção nos trabalhos do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF, no âmbito da União, sendo este um órgão colegiado com a participação de membros do Poder Público e de entidades representativas do setor educacional. Este Conselho foi tomado como uma estrutura de intermediação das relações entre o Estado e a sociedade civil, num contexto em que as formas de participação proporcionadas pela Democracia Representativa, através das eleições, não contemplariam mais todas as expectativas dos cidadãos. Assim, estes buscariam alternativas no sentido de reforçar o seu poder de vigilância sobre as ações dos governantes. Com base nestes pressupostos, e tendo como referências a legislação e a produção científica sobre o assunto, foram analisadas as atas de todas as reuniões realizadas pelo referido Conselho, por serem estes os documentos oficiais disponíveis acerca dos trabalhos do órgão. Pretendeu-se verificar desde questões organizacionais, como a periodicidade das reuniões e a presença dos conselheiros a estas, até aspectos relativos aosconteúdos dos trabalhos empreendidos. Entre estes figurariam o intercâmbio de informações, os debates, suas ações e omissões. Examinaram-se as atribuições do Conselho do FUNDEF, em âmbito da União, tanto através dos aspectos legais quanto por intermédio das atividades desenvolvidas pelo órgão. A este respeito, foram discutidas as lacunas quanto à interpretação, teórica e prática, do que viriam a constituir ) as funções de acompanhamento, controle social e fiscalização. E, no intuito de melhor se compreender as intervenções deste colegiado, mostrou-se importante considerar também os trabalhos de alguns dos demais atores institucionais com atribuições complementares ou concorrentes. Para isso, investigaram-se as ações de duas estruturas do organograma do Ministério da Educação que atuaram em diversas questões tangentes ao FUNDEF: a chamada "Equipe do FUNDEF" e a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.08.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GIL, Juca. Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do FUNDEF, no âmbito da União. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-160025/. Acesso em: 11 maio 2024.
    • APA

      Gil, J. (2007). Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do FUNDEF, no âmbito da União (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-160025/
    • NLM

      Gil J. Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do FUNDEF, no âmbito da União [Internet]. 2007 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-160025/
    • Vancouver

      Gil J. Financiamento da educação e gestão democrática: um estudo acerca do Conselho do FUNDEF, no âmbito da União [Internet]. 2007 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-160025/


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