Exportar registro bibliográfico

Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: HOTTA, LEONARDO HITOSHI - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: TRANSPORTE PÚBLICO (AVALIAÇÃO); TRANSPORTE RODOVIÁRIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliação de novas tecnologias de transporte público urbano. O objetivo é aplicar esta metodologia para tornar possível a comparação entre diferentes tecnologias para o transporte público. Este trabalho também considera ainda a introdução de uma nova tecnologia em uma cidade média brasileira. Trata-se do transporte público individualizado (TPI) ou personal rapid transit (PRT), como potencial substituto do ônibus. O TPI, que é uma tecnologia pouco conhecida, porém tem um potencial a ser explorado, já que possui características de transporte individual e ao mesmo tempo, é um serviço de transporte público. A metodologia consiste em duas etapas: a primeira etapa emprega a técnica conhecida como analytic hierarchy process (AHP), que já foi utilizada para avaliar projetos de transporte que envolvem atributos de diferentes naturezas e que são de difícil comparação utilizando outras técnicas. A estrutura desenvolvida contemplou a seleção de critérios, a determinação dos pesos dos critérios, o levantamento dos dados de cada tecnologia para comparação, a comparação dos dados das tecnologias dentro de cada critério e, por fim, a determinação da tecnologia mais adequada. Dois grupos de avaliadores foram considerados: pesquisadores especialistas em transporte público e usuários. A segunda etapa consiste em comparar diretamente o desempenho operacional das tecnologias. Foram comparados o tempo de atendimento, a capacidade máxima deatendimento, o tempo de viagem por passageiro e pelo sistema. A avaliação da primeira etapa deu ao TPI uma ligeira vantagem para os dois grupos, o que pode evidenciar a necessidade de se modificar o conceito de transporte público urbano. A avaliação para a segunda etapa demonstrou que o TPI atenderia a demanda numa cidade média com qualidade superior ao ônibus, porém a capacidade de atendimento, na forma apresentada, é inferior ao ônibus. Com base nos ) resultados, o TPI surge como uma alternativa interessante ao ônibus, porém sofre restrições por conta de seu alto custo de investimento
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.09.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HOTTA, Leonardo Hitoshi. Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28112007-095503/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Hotta, L. H. (2007). Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28112007-095503/
    • NLM

      Hotta LH. Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28112007-095503/
    • Vancouver

      Hotta LH. Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28112007-095503/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024