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Considerações sobre o projeto de acostamentos para rodovias (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA, EILAINE DE LOURDES MARTINI DE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Subjects: ACOSTAMENTO; RODOVIAS; PAVIMENTAÇÃO
  • Language: Português
  • Abstract: Os acostamentos exercem funções importantes em uma rodovia, tanto em relação à melhoria das condições operacionais, tais como capacidade e segurança viárias, quanto em relação ao desempenho dos pavimentos, protegendo o pavimento da pista principal, melhorando as condições de drenagem e de transferência de carga. Entretanto, os acostamentos têm sido suprimidos ou implantados de maneira incorreta por razões de economia. O presente trabalho efetuou análises para mensurar a importância dos acostamentos no bom desempenho de uma rodovia. A partir destas análises verificou-se que a supressão de acostamentos em uma rodovia pode reduzir a sua capacidade em 7% e aumentar o índice de acidentes previstos em até 28%. Ainda, com relação ao desempenho dos pavimentos, verificou-se que o Índice de Qualidade Final de uma malha rodoviária composta por rodovias com acostamentos é superior ao de uma malha rodoviária composta por rodovias sem acostamentos. Foram então realizadas análises que verificaram a influência dos acostamentos (i) na vida útil de pavimentos flexíveis e rígidos através da utilização do método de dimensionamento da AASHTO; (ii) na espessura das placas de concreto dos pavimentos rígidos através dos métodos de dimensionamento da AASHTO e da PCA; (iii) nas tensões atuantes nas placas de concreto dos pavimentos rígidos através da análise mecanicista com a utilização do programa EVERFE 2.24. Todas as análises mostraram que os acostamentos melhoram significativamente o desempenho dos pavimentos das pistas principais. Realizou-se também uma análise de custo para orientar a definição do tráfego a ser considerado para o dimensionamento do pavimento dos acostamentos, onde se constatou que o valor de 5% do tráfego total considerado para a pista impõe aumento de apenas 2 a 3 % nos custos totais da pavimentação, sendo recomendável o seu uso.Por fim, propôs-se um Fluxograma para Projetos de Acostamentos baseado nas análises realizadas e com o objetivo de orientar a decisão de implantar ou não acostamentos, assim como fornecer recomendações a serem seguidas em ambos os casos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.10.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Eilaine de Lourdes Martini de. Considerações sobre o projeto de acostamentos para rodovias. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-14012008-161757/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, E. de L. M. de. (2007). Considerações sobre o projeto de acostamentos para rodovias (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-14012008-161757/
    • NLM

      Oliveira E de LM de. Considerações sobre o projeto de acostamentos para rodovias [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-14012008-161757/
    • Vancouver

      Oliveira E de LM de. Considerações sobre o projeto de acostamentos para rodovias [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-14012008-161757/

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