Exportar registro bibliográfico

Movimento e educação infantil: um projeto de formação em contexto (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: FILGUEIRAS, ISABEL PORTO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; ESTUDO DE CASO (EDUCAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho buscou descrever, interpretar e compreender as concepções e práticas de um grupo de quatro educadoras da infância, sobre a inserção da expressão motora no projeto educativo, antes e após terem participado de um projeto de formação em contexto e pesquisa-ação colaborativa e de que forma esse processo incidiu nas oportunidades de aprendizagem de quatro crianças de dois anos e quatro crianças de três anos, que freqüentavam os agrupamentos em que as professoras atuavam em duplas, no período da tarde. A pesquisa desenvolveu-se em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo e descreve a pesquisa-ação da própria autora sobre sua atuação como formadora em contexto. A seleção do tema justifica-se por duas questões interligadas: a fragilidade das reflexões e práticas de inserção da expressão motora no projeto educativo do (CEI); a necessidade de se investigarem alternativas de formação contínua de educadores. O trabalho envolve o cruzamento entre a teoria de formação de educadores e uma das dimensões da pedagogia da infância, a expressão motora. Ambas fundamentam-se no paradigma construtivista do desenvolvimento e aprendizagem humana. A formação em contexto implica estratégias de partilha de práticas, apoio mútuo e reconstrução da pedagogia, por meio da triangulação dos saberes da ação, das concepções teóricas e do compromisso ético da educação) O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso instrumental com casos e multiplos epesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos utilizados foram observação naturalista e observação participante entrevistas semi-estruturadas, gravação e transcrição de áudio, registro e análise de imagens em vídeo e documentos escritos. A interpretação dos resultados demonstra que o projeto de formação em contexto proporcionou às educadoras um novo olhar sobre as competências infantis. Suas observações iniciais enfatizavam a falta de competência fruto da tenra idade; depois, visualizaram as conquistas das crianças e inseriram as observações na reestruturação da prática. A análise dos resultados das observações das crianças indica que o projeto proporcionou a melhoria das oportunidades educativas nos dois agrupamentos, evidenciada pelo aumento da qualidade das interações com as educadoras, a diversificação das experiências de aprendizagem na área de expressão motora e o aumento dos níveis de envolvimento. A avaliação dos resultados da pesquisa-ação da autora sobre sua prática de formação aponta a necessidade de inserção de melhores estratégias de integração entre teoria e prática e mostram que as abordagens mais significativas para as educadoras foram as vivências corporais, a construção e análise partilhada das práticas e o apoio às atividades desenvolvidas com as crianças.Conclui-se que o projeto de formação em contexto contribuiu para a reconstrução das práticas e a melhoria da qualidade do ambiente educativo, mas não possibilitou avançossignificativos na aprendizagem conceitual das educadoras. Isso significa que, em relação à integração teoria/prática, a pesquisadora precisa investir na continuidade de sua formação como formadora em contexto
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.04.2007

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FILGUEIRAS, Isabel Porto. Movimento e educação infantil: um projeto de formação em contexto. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Filgueiras, I. P. (2007). Movimento e educação infantil: um projeto de formação em contexto (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Filgueiras IP. Movimento e educação infantil: um projeto de formação em contexto. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Filgueiras IP. Movimento e educação infantil: um projeto de formação em contexto. 2007 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024