Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação (2008)
- Autores:
- Autor USP: FORSTER, ALDAÍSA CASSANHO - FMRP
- Unidade: FMRP
- Assuntos: SAÚDE DA FAMÍLIA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ALUNO ESTAGIÁRIO
- Idioma: Português
- Resumo: Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), o ensino da Atenção Primária (AP) com enfoque em medicina de família no primeiro ano de internato se iniciou em 1997. A estratégia de ensino consiste em inserir o aluno em equipes de saúde da família para vivenciar as práticas na realidade do Sistema Único de Saúde. As práticas programadas foram consulta médica individual, seguimento de famílias, visitas domiciliares, atividades de grupos e discussões de casos individuais e de famílias. Foram enfatizadas a prevenção de doenças e a promoção da saúde, bem como a vivência com o usuário, buscando-se a assistência integral. O objetivo deste trabalho foi estudar a contribuição do estágio no Programa de Saúde da Família (PSF) para a formação dos alunos do quinto ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em AP, tendo 103 alunos respondido a um questionário estruturado aplicado antes e depois do estágio. Segundo o aluno, o estágio contribuiu de forma positiva para a sua formação, principalmente nos aspectos de integração com a equipe de saúde, humanização e visão dos principais princípios da saúde da família e da AP, tais como trabalho em equipe, longitudinalidade, acessibilidade e atuação na prevenção. Após o estágio, o aluno passou a dar mais importância aos aspectos sociais e econômicos do paciente e a avaliá-lo como um ser biopsicossocial
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2008
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Médica
- ISSN: 0100-5502
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 32, n. 1, on-line, 2008
-
ABNT
CAMPOS, Maria Angélica de Figueiredo e FORSTER, Aldaísa Cassanho. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 1, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100011. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Campos, M. A. de F., & Forster, A. C. (2008). Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. Revista Brasileira de Educação Médica, 32( 1). Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100011 -
NLM
Campos MA de F, Forster AC. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008 ; 32( 1):[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100011 -
Vancouver
Campos MA de F, Forster AC. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008 ; 32( 1):[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100011 - Análise da qualidade das informações registradas em um resumo das internações
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