Exportar registro bibliográfico

As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVEIRA, FRANCIANE FREITAS - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO; GESTÃO DE PROJETOS; PROJETOS DE PRODUTOS; EMPRESAS MULTINACIONAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Os projetos globais de desenvolvimento de produtos passam pelas áreas de conhecimento da gestão tradicional de projetos e, adicionalmente, demandam maior atenção de diversos aspectos inerentes ao ambiente global, tais como: coordenação e controle; construção de confiança e cooperação entre as equipes dispersas geograficamente. Outro tema especialmente importante nesse contexto é o processo de comunicação que se torna bastante crítico à medida que os recursos tradicionais de comunicação em projetos (reuniões face-a-face, comunicação não-verbal, visualização do trabalho in loco, entre outros)passam a ser limitados e/ou substituídos por outros baseados em meios eletrônicos (videoconferência, emails, mensagens instantâneas, entre outros). O objetivo desta pesquisa foi o de mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais e analisar se essas práticas variam de acordo com o tipo e com algumas características do modelo de gestão dos projetos. A unidade de análise escolhida foram os projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e o método de pesquisa, o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. Mas a distância por si só, apesar de impor desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentaseletrônicas de comunicação que forma as bases para os projetos acontecerem de forma dispersa. O estudo permitiu concluir que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função do tipo de projeto e de algumas características de gestão deles. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, verificou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos: ao contrário, são desenvolvidas de forma ) improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.08.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVEIRA, Franciane Freitas. As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30092008-184703/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Silveira, F. F. (2008). As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30092008-184703/
    • NLM

      Silveira FF. As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30092008-184703/
    • Vancouver

      Silveira FF. As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30092008-184703/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024