Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores (2008)
- Autor:
- Autor USP: ARAÚJO, ULISSES FERREIRA DE - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/s0103-73072008000200014
- Assuntos: DIREITOS HUMANOS (EDUCAÇÃO); ÉTICA (EDUCAÇÃO); VALORES; ESCOLAS (ÉTICA)
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Pro-Posições
- ISSN: 0103-7307
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 2, p. 193-204, maio/ago. 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 193-204, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-73072008000200014. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Araújo, U. F. de. (2008). Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores. Pro-Posições, 19( 2), 193-204. doi:10.1590/s0103-73072008000200014 -
NLM
Araújo UF de. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores [Internet]. Pro-Posições. 2008 ; 19( 2): 193-204.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-73072008000200014 -
Vancouver
Araújo UF de. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores [Internet]. Pro-Posições. 2008 ; 19( 2): 193-204.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-73072008000200014 - A construção social e psicológica dos valores
- A metodologia da problematização como estratégia para a educação moral
- Pontuando e contrapondo
- Projetos de vida e resolução de conflitos profissionais na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento
- Metodologias ativas e formação ética no contexto do novo paradigma tecnológico: experiências de docentes da Universidade Estadual do Paraná – Unespar
- Teachers perception about epilepsy
- A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
- Promoting ethical and environmental awareness in vulnerable communities: a research action plan
- Novos aportes na psicologia moral: a perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento
- A psicologia evolucionista versus o gênero na perspectiva do construcionismo social: analisando o processo de escolha do(a) parceiro(a)
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-73072008000200014 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas