Relações entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico em universitários de dois cursos da área da saúde (2008)
- Autores:
- Autores USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB ; ANDREO, JESUS CARLOS - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: COMPREENSÃO DA LEITURA; CURSO DE GRADUAÇÃO; ENSINO SUPERIOR
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: a leitura é essencial para o aprendizado de qualquer acadêmico, muito mais ainda para os de ensino superior. Todavia, as evidências apontam que diversos alunos saem do ensino fundamental e médio sem essa habilidade bem desenvolvida, chegando ao ensino superior com deficiências de compreensão e leitura que deveriam ter sido superadas há tempos. Considerando estudos que comprovam a importância da compreensão de leitura no desempenho acadêmico em disciplinas do ensino superior, este trabalho teve por objetivo verificar a relação entre compreensão de leitura e o desempenho acadêmico em disciplinas específicas teóricas e práticas de dois cursos superiores da área da saúde. Material e Método: participaram do estudo graduandos da Universidade de São Paulo, campus do interior, que iniciaram em 2008 o 2º e 4º ano dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia (n=106). Para a avaliação da compreensão em leitura foi utilizado a Técnica de Cloze em que se apresentou o texto Desentendimento de Luiz Fernando Verísssimo para leitura, com aproximadamente 200 vocábulos, do qual se omitiu o quinto vocábulo a cada 5 palavras, respeitando-se os espaços das palavras. Os examinados preencheram a lacuna com a palavra que julgassem ser a mais apropriada para a constituição de uma mensagem coerente e compreensiva. Os escores foram obtidos somando-se os números de lacunas preenchidas corretamente. Foram obtidas as notas das disciplinas concluídas pelos alunos no ano anterior, em2007. A correlação entre o teste de leitura (score do Cloze 1) e desempenho acadêmico no ano anterior ao que estão cursando foi feito pelo Coeficiente de Correlação de Pearson. Foi adotado nível de significância de 5% (p<0,05). (continua) ) O desempenho dos sujeitos no Cloze evidenciou que os alunos, no geral, não apresentam a habilidade de compreensão de leitura bem desenvolvida, já que 42 obtiveram desempenho equivalente ao nível de frustração (até 44% de acertos), 52 ao nível instrucional (44% a 77%) e apenas 12 ao nível independente (acima de 77%). As comparações propostas evidenciaram correlação positiva para o curso de Odontologia, independente do ano e para o 4º do curso de Fonoaudiologia. Discussão: apesar de 39,6% dos estudantes avaliados apresentarem compreensão de leitura no nível de frustração, de acordo com os critérios de desempenho do teste, os resultados deste estudo não são distintos dos obtidos por estudantes de outras instituições (Oliveira e Santos, 2005), o que sugere que os alunos do ensino médio estão chegando às universidades, mesmo as públicas, com um nível de leitura pouco satisfatório para as exigências do ensino superior. A correlação positiva entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico nas três das quatro turmas avaliadas revela a importância da leitura para o bom desempenho acadêmico e profissional. Conclusão: O desempenho dos sujeitos no teste Cloze evidenciou que os estudantes universitários não apresentam a habilidadede compreensão de leitura compatível com seu grau de escolaridade e, ainda, que o desempenho acadêmico está relacionado ao nível de compreensão de leitura
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2008
- Fonte:
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos e ARAÚJO, Eliene e ANDREO, Jesus Carlos. Relações entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico em universitários de dois cursos da área da saúde. 2008, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Hage, S. R. de V., Araújo, E., & Andreo, J. C. (2008). Relações entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico em universitários de dois cursos da área da saúde. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Hage SR de V, Araújo E, Andreo JC. Relações entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico em universitários de dois cursos da área da saúde. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Hage SR de V, Araújo E, Andreo JC. Relações entre compreensão de leitura e desempenho acadêmico em universitários de dois cursos da área da saúde. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Distúrbio específico do desenvolvimento da linguagem: subtipos e correlações neuroanatômicas
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