Análise da aplicação dos ambientes virtuais de aprendizagem como auxílio no ensino da atenção primária em saúde no Curso de Graduação em Enfermagem (2008)
- Autores:
- Autor USP: LEITE, MARIA MADALENA JANUARIO - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ATENÇÃO PRIMÀRIA À SAÙDE
- Idioma: Português
- Resumo: 1. Objetivos: O estudo tem por finalidade ampliar o conhecimento sobre a aplicação dos ambientes virtuais no ensino de Graduação de Enfermagem e sua relação ao ensino da assistência primária em saúde por considerar que a inserção da tecnologia computacional em educação cria novos espaços para os movimentos pedagógicos, criando outras formas de interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos. 2. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, cujos sujeitos foram 176 alunos de graduação em enfermagem, sendo aplicado um questionário aos alunos visando obter características gerais sobre a utilização dos ambientes virtuais e especificamente sobre sua relação com a atenção primária. 3. Resultados e Discussão: Na análise dos resultados as avaliações foram categorizadas da seguinte forma: ótimo e bom foram agrupados em bom; péssimo e ruim em péssimo, e regular se manteve da mesma forma. Os resultados mostraram que 95,88% dos alunos tem internet em casa, em sua maioria de banda larga, acessando diariamente a internet. Foi identificado que 96,91% consideram importantes os ambientes virtuais para o aprendizado, e que 97,96% dos sujeitos utilizam sites de pesquisa e consideram estes importantes para o aprendizado, além de auxiliar no ensino da atenção primária em saúde. O gráfico abaixo mostra o resultado sobre a preferência dos alunos para a disponibilização de material de aula. Verifica-se que a maioria prefere o material serdisponibilizado via e-mail. Além disso, também foi avaliado critérios das plataformas Col e Moodle, como sendo bons a navegabilidade / acessibilidade, linguagem, atualização, disponibilização dos materiais, como exercícios, aulas, textos complementares, estudos de caso, uso de fórum e chats. De acordo com a avaliação dos alunos, os endereços eletrônicos mais utilizados auxiliam no ensino a atenção primária sendo que a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde apresentaram 100% afirmações sobre o favorecimento ao auxílio no ensino, o Ministério da Saúde apresentou 91,23%, a Anvisa, 84,62% e a Sobec 75%. Consideram bom, 33,3% dos alunos, que os professores disponibilizem videoconferências, 33,33% regular, 4% péssimo. Ainda, 41,76% referem que não auxilia no ensino relativo à atenção primária em saúde e 8,33% sim. 4. Conclusões: Concluindo consideramos que este estudo contribui no adensamento do conhecimento no que diz respeito de forma a indicar a utilização dos meios virtuais pelos estudantes e seu aproveitamento e, a partir desta análise, podendo direcionar as modificações que necessitam ser realizadas para que o recurso seja um instrumento eficaz no ensino à Graduação de Enfermagem
- Imprenta:
- Editora: USP
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2008
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP)
-
ABNT
MURATA, Marcella. Análise da aplicação dos ambientes virtuais de aprendizagem como auxílio no ensino da atenção primária em saúde no Curso de Graduação em Enfermagem. 2008, Anais.. Ribeirão Preto: USP, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ecdfcc59-b96b-4455-b4f2-9af0f983198f/LEITE%2C%20M%20M%20J%20doc%2020.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Murata, M. (2008). Análise da aplicação dos ambientes virtuais de aprendizagem como auxílio no ensino da atenção primária em saúde no Curso de Graduação em Enfermagem. In . Ribeirão Preto: USP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/ecdfcc59-b96b-4455-b4f2-9af0f983198f/LEITE%2C%20M%20M%20J%20doc%2020.pdf -
NLM
Murata M. Análise da aplicação dos ambientes virtuais de aprendizagem como auxílio no ensino da atenção primária em saúde no Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ecdfcc59-b96b-4455-b4f2-9af0f983198f/LEITE%2C%20M%20M%20J%20doc%2020.pdf -
Vancouver
Murata M. Análise da aplicação dos ambientes virtuais de aprendizagem como auxílio no ensino da atenção primária em saúde no Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ecdfcc59-b96b-4455-b4f2-9af0f983198f/LEITE%2C%20M%20M%20J%20doc%2020.pdf - Administracao de recursos materiais na enfermagem
- Estudo sobre programas de preparo da equipe de enfermagem: fases implementadas nos hospitais campo de pratica da ee usp
- Ensino da disciplina administração aplicada à enfermagem: compreensão das graduandas
- A educação continuada da equipe de enfermagem e os cuidados paliativos em oncologia
- Feridas em pacientes queimados: capacitação dos enfermeiros
- Editorial
- Concepção das alunas sobre o ensino da Disciplina Administração Aplicada à Enfermagem, no Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da USP
- Sentimentos dos enfermeiros no processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem de um Hospital Universitário
- Compreendendo o relacionamento interpessoal no cotidiano do trabalho: visão dos enfermeiros-chefe de um hospital de ensino
- O significado do termo desenvolvimento de pessoas na visão das enfermeiras de educação continuada
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
LEITE, M M J doc 20.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas