Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores (2008)
- Authors:
- Autor USP: SILVARES, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90
- Subjects: INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO; HABILIDADE SOCIAL (TREINAMENTO)
- Language: Português
- Abstract: Neste estudo apresentamos os resultados do Treino em Habilidades Sociais para professores, utilizando o Módulo I do Programa de Educação Social e Afetiva (composto por três módulos), elaborado por Trianes e Muñoz (1994). O estudo teve por objetivos avaliar os efeitos desse treinamento na mudança de percepção dos professores a respeito dos alunos e deles sobre si mesmos, em relação às suas competências ou dificuldades comportamentais e emocionais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Teachers Report Form (TRF) e Youth Self Report (YSR), ambos de Achenbach (1991). Os resultados apontaram efeitos positivos em relação ao treinamento, bem como a aproximação entre as percepções dos professores sobre os alunos e destes sobre si mesmos após a intervenção, além de mostrar a importância de a Escola abrir um espaço em sua programação para o ensino de habilidades sociais de relacionamento
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 5, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SILVA, Dalva Alves e AZNAR-FARIAS, Maria e SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp, v. 3, n. 5, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Silva, D. A., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. de M. (2008). Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp, 3( 5). doi:10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 -
NLM
Silva DA, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores [Internet]. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp. 2008 ; 3( 5):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 -
Vancouver
Silva DA, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores [Internet]. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp. 2008 ; 3( 5):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 - Terapia comportamental para enurese noturna com uso do aparelho de alarme para urina: diferenças e similaridades no tratamento de crianças e adolescentes
- Modelos de orientação a pais de crianças com queixas diversificadas
- Esta obra foi idealizada...[Apresentação]
- Auto-avaliação de problemas de comportamento internacionalizante por adolescentes do sexo feminino de uma classe de elevada adversidade familiar: uma análise intragrupo
- Avaliação do comportamento infantil: dados da aplicação do CBCL na versão tradiiconal e na versão pictográfica ( formato com desenhos ilustrativos)
- Enurese noturna infantil. Tratamento comportamental com aparelho de alarme e seguimento como controle de recaída: estudo de caso
- A elaboração e aplicação dos instrumentos para treinamento de pais e a diversidade cultural
- Uma convivência possível
- Grupo de espera recreativo em uma sucursal da clínica-escola do IPUSP
- Separação conjugal: intervenção em grupo sobre os comportamentos de pais e filhos
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas