Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar (2008)
- Authors:
- Autor USP: VAISBERG, TANIA MARIA JOSE AIELLO - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s0103-863x2008000100014
- Subjects: INCLUSÃO SOCIAL; PROCEDIMENTO DE DESENHOS-ESTÓRIAS; IMAGINÁRIO COLETIVO
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho objetivou a investigação psicanalítica do imaginário coletivo de professores de ensino superior sobre inclusão escolar. Foi realizada uma entrevista grupal para abordagem da pessoalidade coletiva, com 12 docentes dos cursos de Letras e de Pedagogia. Para tal, utilizou-se o Procedimento Desenhos-Estórias com Tema como recurso mediador-dialógico, cabendo a cada professor produzir, individualmente, desenhos e histórias sobre o tema "aluno de inclusão". A partir deste material, analisado à luz do método psicanalítico, foram captados quatro campos psicológicos não conscientes: "o menino de sua mãe", "(in)capacidades", "onde está Wally?" e "a dor e a delícia". Em seu conjunto, tais campos revelaram a angústia despertada pelo processo de inclusão escolar nos professores que, em seu imaginário, concebem que o aluno com deficiência deve ser cuidado por sua mãe. Desse modo, compreende-se que o processo de inclusão demanda, além de informações técnicas, um espaço de cuidado emocional a estes profissionais
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto, SP
- Date published: 2008
- Source:
- Título do periódico: Paidéia
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 39, p. 155-164, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ÁVILA, Camila Ferreira de e TACHIBANA, Miriam e AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar. Paidéia, v. 18, n. 39, p. 155-164, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2008000100014. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Ávila, C. F. de, Tachibana, M., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2008). Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar. Paidéia, 18( 39), 155-164. doi:10.1590/s0103-863x2008000100014 -
NLM
Ávila CF de, Tachibana M, Aiello-Vaisberg TMJ. Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar [Internet]. Paidéia. 2008 ; 18( 39): 155-164.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2008000100014 -
Vancouver
Ávila CF de, Tachibana M, Aiello-Vaisberg TMJ. Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar [Internet]. Paidéia. 2008 ; 18( 39): 155-164.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2008000100014 - Ser e fazer: arteterapia de inspiração winnicottiana com clínica da materialidade e de gesto
- Transicionalidade e intersubjetividade: contribuições de Winnicott à psicopatologia contemporânea
- É grande nossa satisfação..[Apresentação]
- Sofrimento na escola: uma nova abordagem no imaginário grupal "profesores de segundo grau"
- Holding e criatividade: aspectos destacados na narrativa de uma experiência psicanalítica
- Sentido e direção: a clínica como prática transformadora
- Encontro na praça: teatro espontâneo com estudantes numa perspectiva winnicottiana
- Flor-rabisco: a oficina psicoterapêutica de arranjos florais
- Agentes comunitários de saúde: o que não foi previsto. Uso de consultas terapêuticas coletivas na abordagem do sofrimento emocional vivido pelos agentes comunitários de saúde
- O brincar e a sexualidade: considerações sobre o erotismo e o desejo à luz da psicanálise winnicottiana
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-863x2008000100014 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas