Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse (2007)
- Autores:
- Autores USP: EGRY, EMIKO YOSHIKAWA - EE ; FONSECA, ROSA MARIA GODOY SERPA DA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0080-62342007000500018
- Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
- Idioma: Inglês
- Resumo: Este trabalho apresenta a experiência brasileira na organização de metodologias e estratégias de avaliação de competências profissionais do auxiliar de enfermagem. O processo avaliativo proposto pelo Ministério da Saúde inclui, além de outras etapas, a criação do ambiente virtual de avaliação, que tem como premissa a avaliação formativa e à distância. Dentro da proposta metodológica de avaliação de competências profissionais na perspectiva crítico-emancipatória, foi desenvolvido um ambiente de tele-educação, com a criação de softwares, do homem virtual e do cybertutor de avaliação. Os módulos de avaliação consideraram as competências nas dimensões do saber-saber, saber-fazer e saber-ser, baseado em perfil profissional das praticas hospitalares e de unidades básicas de saúde. O instrumento mostrou ser uma importante estratégia de otimização dos procedimentos de avaliação para uso em larga escala no Brasil, além de um instrumento importante para educação permanente
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 41, n. esp., p. 841-846, dez. 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MARQUES, Claudia Maria da Silva et al. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. esp., p. 841-846, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018. Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Marques, C. M. da S., Egry, E. Y., Silva, M. B., Ribeiro, M. C., Coelho, M. P. P., Fonseca, R. M. G. S. da, & Morais, T. C. P. (2007). Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41( esp.), 841-846. doi:10.1590/s0080-62342007000500018 -
NLM
Marques CM da S, Egry EY, Silva MB, Ribeiro MC, Coelho MPP, Fonseca RMGS da, Morais TCP. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2007 ; 41( esp.): 841-846.[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018 -
Vancouver
Marques CM da S, Egry EY, Silva MB, Ribeiro MC, Coelho MPP, Fonseca RMGS da, Morais TCP. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2007 ; 41( esp.): 841-846.[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018 - Posicionamento do estudante de enfermagem frente ao aborto como metodo contraceptivo
- A avaliação de competências na perspectiva crítico-emancipatória
- Aspectos teorico-metodologicos das pesquisas em enfermagem relativos à categoria classe social
- Epidemiologia social
- Enfermeira e a saude da mulher: contribuicao para a ampliacao do espaco publico feminino
- O cuidado ds criança vítima de violência infantil: um estudo de caso sobre diagnósticos e intervenções da enfermagem
- Violence against women: a study of the reports to police in the city of Itapevi, São Paulo, Brazil
- Violência de gênero e necessidades em saúde das mulheres no âmbito da Estratégia Saúde da Família
- Estudante de enfermagem frente a questao da sexualidade humana nos aspectos referentes a anticoncepcao
- Dimensao pedagogica da integracao docente assistencial como estrategia de intervencao no saber / fazer em saude coletiva
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0080-62342007000500018 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas