Exportar registro bibliográfico

Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: FINOTTI, MARCELO ABIB - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; SEGMENTAÇÃO DE MERCADO; ADMINISTRAÇÃO DE CRÉDITO; MARKETING; MODO DE VIDA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese trata de uma das formas de Segmentação de Mercado mais recentes no campo do consumidor individual: a Segmentação por Estilos de Vida (ou Segmentação Psicográfica). Seu objetivo principal foi o de verificar sua aplicação, enquanto capaz de separar grupos com comportamentos mercadológicos distintos. Para tanto, como primeiro passo, foi feito um levantamento bibliográfico do conceito buscando entendê-lo, desde sua origem, nos campos da psicologia e da sociologia, até a sua aplicação no estudo do Comportamento do Consumidor e da Segmentação de Mercado. Visando testar sua efetividade, o passo seguinte foi elaborar e executar uma pesquisa de campo com uma população homogênea sobre a qual dispúnhamos informações de comportamento real. A partir de um questionário elaborado especificamente para essa finalidade, um piloto foi realizado junto a uma população demograficamente homogênea: 2.200 chefes de família do Estado de São Paulo. Segmentos foram separados a partir das informações psicográficas levantadas e estes comparados com informações de comportamento real disponibilizadas por um Bureau de Crédito (Serasa Experian). Os resultados indicam o potencial de uso das informações psicográficas (Estilos de Vida) para a segmentação de mercado, complementando o uso das informações demográficas, uma vez que foram verificados comportamentos diferenciados entre os segmentos encontrados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.07.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FINOTTI, Marcelo Abib. Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-111233/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Finotti, M. A. (2009). Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-111233/
    • NLM

      Finotti MA. Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-111233/
    • Vancouver

      Finotti MA. Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-111233/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024