Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais (2009)
- Authors:
- Autor USP: ROSE JUNIOR, DANTE DE - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.7322/jhgd.19901
- Subjects: APTIDÃO FÍSICA; CEGOS; DEFICIENTE VISUAL; ADOLESCENTES; EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
- Language: Português
- Abstract: A inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares tem atraído a atenção dos educadores. Em algumas escolas, alunos com deficiências são inseridos em turmas regulares, porém sem efetiva participação nas atividades. Ainda como fator agravante, sabe-se que jovens com deficiência em geral apresentam seu lazer extremamente passivo, com poucas oportunidades de vivências motoras. Visando a analisar a situação de alunos com deficiência participando de aulas de educação física, este estudo objetivou a análise de variáveis da aptidão física relacionadas à saúde de adolescentes cegos. Para tanto, 24 adolescentes cegos com idades entre 14 e 16 anos, sendo 12 de escolas regulares estaduais e 12 de uma escola especial privada, tiveram mensuradas algumas variáveis antropométricas, flexibilidade, força muscular e resistência cardiorrespiratória. Ambos os grupos de alunos participavam das aulas de educação física com uma frequência de duas vezes por semana. Foi verificado que, nas variáveis força muscular e resistência cardiorrespiratória, os adolescentes da escola especial apresentaram resultados superiores e melhor evolução do que seus colegas das escolas regulares. Pelos resultados obtidos conclui-se que os adolescentes da escola especial apresentaram melhor nível de aptidão física relacionada à saúde do que seus colegas inseridos em escolas regulares
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano
- ISSN: 0104-1282
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 1, p. 42-53, abr. 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: publisher-specific-oa
-
ABNT
GREGUOL, Márcia e DE ROSE JUNIOR, Dante. Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 19, n. 1, p. 42-53, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19901. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Greguol, M., & De Rose Junior, D. (2009). Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 19( 1), 42-53. doi:10.7322/jhgd.19901 -
NLM
Greguol M, De Rose Junior D. Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2009 ; 19( 1): 42-53.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19901 -
Vancouver
Greguol M, De Rose Junior D. Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2009 ; 19( 1): 42-53.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19901 - Psychological factors influencing performance of high-level volleyball players
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Informações sobre o DOI: 10.7322/jhgd.19901 (Fonte: oaDOI API)
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