Exportar registro bibliográfico

Efeitos da radioterapia torácica sobre a responsividade brônquica (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: MIRANDA, ADRIANA ASSIS - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RCM
  • Subjects: TÓRAX (RADIOTERAPIA;EFEITOS); CAPACIDADE PULMONAR; QUALIDADE DE VIDA
  • Language: Português
  • Abstract: O tratamento do câncer continua avançando com o desenvolvimento de novos agentes quimioterápicos e de novas técnicas de radioterapia e cirurgia. Embora essas novas técnicas tenham melhorado a sobrevida dos pacientes com câncer, cada forma de intervenção tem o potencial para produzir efeitos adversos no hospedeiro. No caso da radioterapia para tumores mamários, o uso desta isoladamente, ou em combinação com a quimioterapia, pode estar associada com toxicidade pulmonar clinicamente significante. Objetivo: Estudar possíveis efeitos da radioterapia torácica para tratamento do câncer de mama sobre alguns parâmetros da função pulmonar; verificar se a radioterapia altera a responsividade inespecífica das vias aéreas e se a qualidade de vida/sintomas respiratórios podem ser influenciadas por esses distúrbios funcionais pulmonares. Material e Métodos: Foram entrevistadas, 162 pacientes portadoras de câncer de mama e somente quinze foram passíveis de inclusão no estudo. Na avaliação pulmonar foram incluídos: medida das capacidades e volumes, inclusive volume residual (diluição do gás Hélio); estudo da capacidade vital forçada; medidas da capacidade de difusão pulmonar pela técnica de respiração única do CO (DLCO). Teste de broncoprovocação pela metacalina, segundo as normas da American Thoracic Society (2000) e utilizando a versão curta validada por Donald et al. (2001). Da mesma forma que os testes funcionais, e o questionário de qualidade de vida (SaintGeorge's Respiratory Questionnaire- SGRQ) foi aplicado pré- radioterapia e reavaliado três meses após o término da mesma. Os resultados das duas fases foram comparados utilizando-se a versão exata do Teste de Wilcoxon na analise da PFP e do SGRQ e teste de McNemar para o TBP, nível de significância p>0,05. Resultados: As PFP mostraram quedas significativas na DLCO e dos fluxos tele-expiratórios (FEF50% e FEF75%). Tais alterações são compatíveis com a presença de processo inflamatório em vias distais. Estes distúrbios podem ter correlação com a piora significativa da qualidade de vida, principalmente relacionada à diminuição da capacidade de realização de atividades diárias observadas nestas pacientes. O TBP não foi alterado pela RXT, sugerindo ausência de modificação na responsividade inespecífica das vias aéreas decorrentes dessa modalidade terapêutica em mulheres com carcinoma mamário, sem alterações pulmonares prévias e sem fatores de risco para desenvolvê-Ias. Conclusão: Na população estudada observou-se uma piora significativa na DLCO; e uma diminuição nos FEF 50%, FEF75%. Sem outras modificações funcionais significativas, mesmo em relação à responsividade inespecífica das vias aéreas. Houve piora significativa da qualidade de vida, principalmente relacionada à diminuição da capacidade de realização de atividade diária, sem interferência em sintomas respiratórios
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.05.2009

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MIRANDA, Adriana Assis. Efeitos da radioterapia torácica sobre a responsividade brônquica. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. . Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Miranda, A. A. (2009). Efeitos da radioterapia torácica sobre a responsividade brônquica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Miranda AA. Efeitos da radioterapia torácica sobre a responsividade brônquica. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ]
    • Vancouver

      Miranda AA. Efeitos da radioterapia torácica sobre a responsividade brônquica. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024