Exportar registro bibliográfico

A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, LUCIANA ELIZA DOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Assuntos: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; ANARQUISMO (EDUCAÇÃO); CULTURA (EDUCAÇÃO); CRÍTICA LITERÁRIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Ao o traçar o contexto de implementação das escolas libertárias em São Paulo, na primeira década do século XX, este estudo insere a trajetória do educador anarquista João Penteado nos domínios da história da educação brasileira. Este educador foi responsável pelo funcionamento da Escola Moderna n.º1, criada em 1912, como escola modelo, por um grupo de livre pensadores, anarquistas e anticlericais interessados em estabelecer uma forma escolar distinta daquelas dominantes, nesse período, como as estatais e confessionais, tendo como alvo privilegiado os meios populares. Esta escola, como muitas outras escolas libertárias, foi inspirada na experiência do educador catalão Francisco Ferrer y Guardia, que criou e fundou Escola Moderna de Barcelona, em 1901. A trajetória social de João Penteado, apreendida pela pesquisa historiográfica em fontes documentais primárias, é marcada por práticas culturais e educativas profundamente arraigadas ao ideário libertário, tornando-se perceptível em seu pensamento a constância desta concepção de mundo ao longo dos anos. A sua trajetória anarquista é aqui esboçada por meio de uma breve biografia e de uma antologia com os textos inéditos produzidos durante sua vida. Colocar em evidência alguns dos fundamentos desta perspectiva pedagógica com base em antecedentes históricos do campo educacional brasileiro acrescenta novos elementos na discussão sobre a forma escolar. Assim, o sentido e a função social da escola contemporânea podem serquestionados e refletidos por uma visão transformadora das relações humanas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.04.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Luciana Eliza dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-142424/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, L. E. dos. (2009). A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-142424/
    • NLM

      Santos LE dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-142424/
    • Vancouver

      Santos LE dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-142424/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024