Exportar registro bibliográfico

O percurso do pesquisador: da sala de aula ao campo pedagógico (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: JESUS, LUCIA DE FATIMA OLIVEIRA DE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Assuntos: SALA DE AULA (INVESTIGAÇÃO); PESQUISA EDUCACIONAL; AUTOBIOGRAFIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesta pesquisa, realizou-se um estudo das trajetórias escolares e profissionais de pesquisadores em educação e das condições de produção dos trabalhos tomados como estudos em sala de aulas. Por meio de entrevistas com foco nas histórias de vida escolar de dez (10) pesquisadores, entre eles, seis (6) pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e quatro (4) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), optou-se por pesquisadores que defenderam teses ou dissertações cujo lócus de investigação recaia sobre a sala de aula das séries inicias na década de 1989-99. Este recorte pesquisadores que defendera pesquisas sobre a sala de aula obedeceu, de certo modo, ao princípio de continuar pesquisado o mesmo objeto de estudo do mestrado, principalmente no que tange as questões que não foram possíveis de serem tratadas naquele momento como: a destinação dada às pesquisas, seu impacto na sala de aula e no próprio campo pedagógico e, sobretudo, as condições em que essas pesquisas foram produzidas. Tendo como referencial teórico os trabalhos de autores como Jean Paul Sartre, Pierre Bourdieu, Roland Barthes, Paul Thompson, António Nóvoa, Franco Ferrarotti, Bernard Charlot, Jose Mario Azanha, entre outros, buscou-se levantar aspectos do campo pedagógico e do campo científico por um viés até então intocado: as condições de produção da pesquisa educacional do ponto de vista do próprio pesquisador. Observou-se neste estudo quea pesquisa e o ensino podem ser campos dialeticamente complementares, já que ambos fazem parte do processo de construção do conhecimento, pois se a atividade de ensino carece de pesquisa, boa parte da pesquisa em educação baseia-se na experiência educativa. Com isso, a articulação pesquisa e ensino inserida em projetos de parcerias entre Escolas Básicas e Universidades possibilitam a troca de saberes entre as duas ) dimensões. Do mesmo modo, entende-se que um trabalho de reorganização do campo de pesquisa educacional com o objetivo de pouco a pouco construir uma identidade nesse campo, seja capaz de conduzir a educação a tornar-se uma área de produção de conhecimentos de fato mais autônoma, sem, contudo, abandonar as dimensões práticas e políticas sobre as quais diferentes ciências humanas e sociais produzem conhecimentos. Certamente os efeitos desse movimento incidirão sobre as práticas escolares, contribuindo para aperfeiçoá-las.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.05.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      JESUS, Lucia de Fatima Oliveira de. O percurso do pesquisador: da sala de aula ao campo pedagógico. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144137/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Jesus, L. de F. O. de. (2009). O percurso do pesquisador: da sala de aula ao campo pedagógico (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144137/
    • NLM

      Jesus L de FO de. O percurso do pesquisador: da sala de aula ao campo pedagógico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144137/
    • Vancouver

      Jesus L de FO de. O percurso do pesquisador: da sala de aula ao campo pedagógico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144137/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024