Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual (2009)
- Authors:
- Autor USP: ARAUJO, ELENISE MARIA DE - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SES
- Subjects: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM; ESTILO COGNITIVO
- Language: Português
- Abstract: Diante do crescente desenvolvimento da tecnologia da informação e da comunicação, o sistema educacional vem gradualmente modificando as estratégias de ensino-aprendizagem, adaptando para tanto, os tradicionais procedimentos e técnicas didáticas aos instrumentos tecnológicos fornecidos pelos ambientes virtuais de aprendizagem. O processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem nestes ambientes requer o uso de novas estratégias de ensino que congregue os recursos tecnológicos e a intervenção positiva do professor/tutor. Propõe-se um modelo de design instrucional estendido do "Integrative Learning Design Framework On-line (ILDF)" sob o enfoque da taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb adaptado por Belhot para uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção. Este modelo foi implementado e avaliado na disciplina "Metodologia de Pesquisa para Engenharia" oferecida no primeiro semestre de 2008 para 14 alunos de pós-graduação de Engenharia de Produção e envolveu o planejamento, elaboração e disposição do material didático e de atividades orientadas no ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. Sugere-se um protocolo de organização de estratégias dialógicas como os fóruns de discussões on-line e uma rubrica avaliativa sobre a qualidade, quantidade, relevância, forma das mensagens e dos níveis de conhecimento cognitivo dos alunos para a construção do conhecimento colaborativo. Os resultadosrevelam que, as estratégias dialógicas e exploratórias adotadas, promoveram a evolução dos alunos com relação aos níveis de desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem vivencial e contribuíram para a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2009
- Data da defesa: 26.08.2009
-
ABNT
ARAUJO, Elenise Maria de. Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-170644/. Acesso em: 11 maio 2024. -
APA
Araujo, E. M. de. (2009). Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-170644/ -
NLM
Araujo EM de. Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-170644/ -
Vancouver
Araujo EM de. Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-170644/ - Fóruns socráticos: um modelo para cursos online
- Percepção dos tutores sobre o fórum socrático em cursos online
- Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online
- Considerações sobre as diferenças na língua portuguesa na educação universitária
- Proposta de criação de uma biblioteca virtual da área ambiental na Escola de Engenharia de São Carlos - USP
- Produção científica em energia: o "retrato" brasileiro
- Produção científica em energia: o "retrato" brasileiro
- Educação a distância no Brasil: evolução da produção científica
- Rubrica para avaliação de fórum de discussão em cursos de pós-graduação: uma proposta baseada na taxonomia de Bloom
- Aplicação da avaliação formativa auxiliada por tecnologia em um curso virtual de Matemática Financeira usando HP-12c
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas