Exportar registro bibliográfico

A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: LINS, FLAVIA RANOYA SEIXAS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: PSICOLOGIA (EDUCAÇÃO;TRANSMISSÃO); PSICANÁLISE (TRANSMISSÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: A partir da constatação da forte incidência da psicologização da educação em uma rede municipal de ensino, buscamos compreender como a psicanálise participava desse processo. Partimos da observação de que, uma vez apropriada pela educação, a psicanálise tornava-se um conhecimento psicológico com finalidades adaptativas e normativas e, portanto, mais uma teoria a serviço da psicologização da educação. Nesse contexto, procuramos identificar os caminhos e motivações pelos quais se operou no Brasil e especificamente em São Paulo essa psicologização, bem como os mecanismos de perpetuação desse processo na atualidade. A discussão da psicologização da psicanálise na educação torna-se, assim, o objetivo deste estudo. Iniciamos nossa investigação com um levantamento bibliográfico que nos permitiu estabelecer um panorama histórico das relações entre psicanálise e educação no Brasil. Destaca-se, nesse percurso, que a psicanálise esteve atrelada à educação desde o início de sua difusão, sendo incorporada ao discurso médico higienista da época, tornando-se um dos principais fundamentos teóricos do movimento escolanovista brasileiro e solidificando-se como prática voltada ao campo educacional com a implantação das Clínicas de Higiene Mental Escolar em São Paulo. Esse panorama permite concluir que a psicanálise serviu aos pressupostos da terapêutica médica preventivista e sofreu as influências das correntes psicológicas emergentes (as teorias do comportamento e aspsicometrias). A partir da década de 80, constituiu-se em São Paulo um campo de pesquisa em Psicanálise e Educação, que deu lugar a reflexões sobre a aplicação da psicanálise na educação, bem como a críticas ao discurso pedagógico moderno, que possibilitaram o avanço das discussões nesse campo, mas não impediram a continuidade desse processo. Buscando investigar como se opera a transmissão da psicanálise no campo ) educacional, entrevistamos, em São Paulo, psicanalistas que ministram cursos voltados a educadores e psicanalistas que trabalham como orientadores escolares. Interessava-nos, sobretudo, identificar possíveis relações entre o processo de transmissão e o fenômeno da psicologização da psicanálise na atualidade. Nossa pesquisa de campo parece indicar que a psicanálise é transmitida na educação com maior ênfase na vertente terapêutica, aparecendo de forma pouco vinculada aos processos sociais, culturais e políticos. Concluímos nosso trabalho, procurando apontar as razões da produção e manutenção da psicologização da psicanálise na educação. Identificamos as raízes desse processo no modo como originariamente se estabeleceu a relação entre psicanálise e educação no Brasil, considerando-se, nesse quadro, a crise na educação segundo Hannah Arendt. Indicamos também que o ensino da teoria psicanalítica para educadores parece contribuir para a manutenção desse processo na atualidade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.08.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LINS, Flávia Ranoya Seixas. A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Lins, F. R. S. (2009). A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/
    • NLM

      Lins FRS. A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/
    • Vancouver

      Lins FRS. A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024